O debate entre os presidenciáveis dessa quinta-feira (10), na TV Bandeirantes, veio com uma novidade que permitiu o mundo inteiro saber, em tempo real, como o brasileiro se comportou no Google durante o evento. Com a parceria entre o site de buscas e a rede de televisão, vimos que o nome do candidato Cabo Daciolo (Patriota) foi o que mais cresceu em número de buscas.
Leia também: De "Perdeu, playboy" a "50 tons de Temer": veja as melhores frases do debate
Segundo dados do Google Trends, antes do debate de ontem, Jair Bolsonaro (PSL) era o candidato mais pesquisado no Google, com aproximadamente 70% do total das buscas, mas, no final da transmissão, apresentava apenas 24%. Em contrapartida, o candidato Cabo Daciolo representava apenas 1% das buscas dos internautas, porém chegou ao final do evento com 23% das pesquisas.
Termos relacionados ao Cabo Daciolo
De acordo com a plataforma, a consulta relacionada mais pesquisada pelo eleitor brasileiro em relação a Daciolo foi “ Ursal ”, sigla para União das Repúblicas Socialistas da América Latina, a que o candidato do Patriotas se referiu para perguntar a Ciro Gomes (PDT) sobre sua ligação com o "Foro de São Paulo e a Ursal ", teoria da conspiração que recheou as redes sociais de memes durante a noite, aliás.
O mesmo termo foi utilizado para as consultas relacionadas aos candidatos Ciro Gomes e Henrique Meirelles (MDB), que ficaram respectivamente com 14% e 5% das pesquisas do Google.
Já em relação a Bolsonaro, as consultas relacionadas feitas na noite de ontem foram “the economist” e sobre também sobre o concorrente Cabo Daciolo.
Você viu?
Contudo, mesmo que a variação de interesse dos eleitores sobre o candidato do Patriota, o nome do candidato do PSL continuou a ser o mais pesquisado pelos eleitores.
Em relação ao candidato Alvaro Dias (Podemos) , terminou o debate com 13% das buscas, a consulta relacionada mais pesquisada no Google foi, curiosamente, o nome do cantor “Fabio Junior”, devido à semelhança entre ambos. Os internautas também relacionaram o candidato com a sigla “OCDE”, que é Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
O candidato do Psol, Guilherme Boulos, também bateu a marca dos 13% das buscas, mas os termos relacionados são “Foro de São Paulo” e “intenção de voto”.
Em relação a isso, Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) saíram do debate na lanterna de buscas do Google em relação aos concorrentes, com apenas 4%.
Leia também: Em evento paralelo, Haddad ataca PSDB e fala em censura a Lula no debate da Band
Durante o debate da Band , os dados ficaram disponíveis para o público pelo site do Google Trends, e a hashtag do debate alcançou 1,5% milhão de citações, o que fez com que o assunto chegasse ao topo do trending topics mundiais do Twitter.
Por fim, vale mencionar que as buscas feitas no Google sobre o Cabo Daciolo e os demais presidenciáveis não têm nenhuma ligação com a corrida presidencial e um favoritismo político, apenas as pesquisas dos brasileiros.