Tamanho do texto

Anúncios com duração de 10 a 20 segundos para promover conteúdos foram relatados por usuários entre episódios de séries catalogadas no serviço de streaming; empresa afirmou ter realizado testes de publicidades; leia mais

Empresa não disse quantos assinantes da Netflix estão sendo afetados pelo teste em execução
Netflix / divulgação
Empresa não disse quantos assinantes da Netflix estão sendo afetados pelo teste em execução

A principal vantagem de fazer assinatura de um serviço de streaming é a ausência de anúncios publicitários. Entre as diversas plataformas que adotaram esse modelo de negócio está a Netflix, que chega a ser apontada como referência para outros negócios. Porém, recentemente, a empresa parece ter desobedecido essa lógica, o que não agradou assinantes da Netflix

No último fim de semana, alguns  assinantes da Netflix  reclamaram via redes sociais sobre anúncios com duração de 10 a 20 segundos entre episódios de séries. Entre as reclamações está, principalmente, o fato de o serviço ser pago e ainda assim exibir conteúdos publicitários para consumidores, o que não condiz com a "lógica" da assinatura.

O site TechCrunch noticiou que a mudança seria apenas um "teste focado na melhora da promoção da programação original para clientes", e ao contrário de alguns testes anteriores, as promoções podem apresentar qualquer conteúdo do catálogo da Netflix , não apenas as produções do selo". 

Em entrevista ao jornal New York Times , a porta-voz da empresa Smita Saran explicou que os vídeos que estão aparecendo entre um episódio e outro são, na verdade, recomendações personalizadas para outros  títulos que a Netflix acredita de que o usuário pode gostar.

“Neste caso, em particular, estamos testando se recomendações ajudam nossos assinantes a descobrir novos títulos do catálogo, e se gostarão de forma imediata”, ponta.

Ainda em relação aos vídeos inusitados, Saran declara que a empresa não comenta sobre onde esses testes são conduzidos, mas que, geralmente, são realizados em escala global. Sendo assim, não foi possível mensurar quantos usuários estão sendo afetados pelas propagandas da Netflix .

O que o assinantes da Netflix podem fazer com anúncios?

Assinantes da Netflix estão visualizando propagandas referentes a todo o catálogo da plataforma
shutterstock
Assinantes da Netflix estão visualizando propagandas referentes a todo o catálogo da plataforma

Por enquanto, se o anúncio incomodar o assinante, é possível pular os vídeos promocionais. 

Atualmente, há mais de 100 milhões de assinantes da Netflix no mundo. No mês passado, a empresa divulgou que mais de 670 mil assinaturas foram feitas, mas a previsão era alcançar 1,2 milhão.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.