Golpe do cupom promocional ainda pede para usuário compartilhar mensagem com amigos e familiares
Divulgação/dfnr
Golpe do cupom promocional ainda pede para usuário compartilhar mensagem com amigos e familiares

Um novo golpe que circula pelo WhatsApp oferece cupom promocional de R$ 100 para usar no aplicativo de delivery iFood. De acordo com o dfndr lab, laborátório da PSafe especializado em cibersegurança, mais de 86 mil ciberataques já foram detectados nas últimas 48 horas.

Leia também: Hackers usam promoção de O Boticário para aplicar golpe pelo WhatsApp

O golpe consiste basicamente no seguinte: o usuário recebe uma mensagem dizendo que a empresa está fazendo aniversário e que, por isso, oferecerá o cupom promocional de R$ 100 desde que a pessoa responda três perguntas de uma suposta pesquisa no link indicado.

Após responder às questões “conhece o funcionamento do iFood?”, “possui o aplicativo no seu smarthone?” e “indicaria o iFood para amigos e familiares?”, o consumidor é direcionado para outra página.

Nessa sessão, o golpista incentiva a pessoa a compartilhar com todos os amigos ou grupos do WhatsApp a mensagem da promoção. O texto ainda afirma que, depois do compartilhamento, o cupom poderá ser autenticado.

Na última página, há ainda uma seção de falsos comentários de pessoas que teriam conseguido o benefício prometido.

Leia também: Golpe no WhatsApp atinge ex-beneficiários do programa Bolsa Família

Você viu?

Como explica o diretor do dfndr, Emilio Simoni, os criminosos que utilizam nomes de marcas conhecidas para aplicar os golpes fazem isso para levar a vítima a acreditar que se trata de algo verdadeiro.

Por meio de nota, o iFood se posicionou, reforçando que se trata de um cupom falso , pois os únicos canais de comunicação utilizados são o site oficial, o e-mail e o WhatsApp bunisess, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato.

Leia também: Golpe no WhatsApp que promete consulta a saldo do PIS atinge 116 mil pessoas

Como não cair nos golpes de cupom promocional?

undefined
Divulgação/dfnr

iFood se posicionou dizendo que o cupom promocional é falso

Para não cair em golpes no WhatsApp e em outros aplicativos, especialistas destacam a importância dos usuários criarem o hábito de se certificar da veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. 

Além disso, é importante utilizar soluções de segurança que contem com função de bloqueio anti-phishing , que previne contra esse tipo de tática.

Vale destacar também que, na maioria das situações, as mensagens pedem que aquele que deseja receber o brinde "compartilhe o conteúdo com seu grupo de amigos".

A ideia é atingir uma rede inteira de relacionamentos e fazer o golpe chegar a mais pessoas. No entanto, isso não significa que todos que receberem a mensagem serão hackeados. A campanha maliciosa atinge apenas aqueles que efetivamente abrirem o link falso e seguirem o que a página determina.

Ainda não estão claras as intensões do golpe do cupom promocional do iFood, mas é provável que se trata de um “phishing”, uma artimanha para obter informações e dados pessoais das vítimas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!