Aplicativo do Uber vai passar a barrar conta de usuários que não atingirem nota mínima de 4,0 como média
Reprodução
Aplicativo do Uber vai passar a barrar conta de usuários que não atingirem nota mínima de 4,0 como média

O Uber anunciou nesta quarta-feira (5) que passará a utilizar um sistema de nota mínima para que passageiros possam continua utilizando o serviço oferecido pelo aplicativo de transporte compartilhado. O objetivo da companhia é levar exigência semelhante ao que já é aplicado com os motoristas da empresa também para os passageiros.

Leia também: Uber vai avisar sobre meio de pagamento do usuário ao motorista antes da corrida

Desde que começou a funcionar, o Uber sempre utilizou um sistema de avaliação dos motoristas (que enchem os celulares de notificação). Depois de algum tempo, o aplicativo também passou a pedir a avaliação dos passageiros, mas agora uma nota mínima será atribuída para que esses consigam continuar acessando suas respectivas contas no aplicativo, assim como já acontece com os motoristas.

Do lado dos motoristas parceiros do Uber, o valor mínimo fixado para que o profissional possa continuar prestando serviços é fixado em 4,6, numa escala de avaliação que vai de 1 até 5. Portanto, se o motorista recebe muitos feedbacks negativos (com menos de cinco estrelas), sua média vai diminuindo até que, se chegar abaixo do valor mínimo, ele é desligado da plataforma.

Agora, através dessa nova atualização de suas regras de uso, a plataforma decidiu aplicar o mesmo sistema para os passageiros do Uber , mas vai ser mais flexível nos critérios de modo que a nota mínima para os clientes será de 4,0.

Leia também: Aplicativo de caronas, "Waze Carpool" é lançado oficialmente em todo o Brasil

Você viu?

A novidade vai começar a valer já a partir do dia 19 de setembro, mas apenas na Austrália e na Nova Zelândia. Assim como a maioria das outras novidades anunciadas periodicamente, a empresa sempre elege alguns mercados para testar a alteração e, se aprovada, começa a expandir para outras partes do mundo.

Dessa forma, os passageiros do Uber que não atingirem a média 4,0 nas suas avaliações serão notificados com algumas dicas de como melhorar sua avaliação . Caso não consigam, segundo informou a própria empresa, a conta desse usuário poderá ser desativada.

No comunicado, o Uber informou ainda que o uso de álcool durante a corrida, eventuais danos causados ao veículo, não utilizar o cinto de segurança, pedir ao motorista para desrespeitar leis de trânsito, transporte ou comer comida com odores fortes, não supervisionar a atitude de crianças ou passageiros mal educados são os principais fatores para rebaixar a nota dos clientes na avaliação realizada ao final do trajeto.

Para se antecipar a uma possível chegada da novidade ao Brasil, o usuário pode visualizar sua média facilmente. Basta abrir o aplicativo em qualquer plataforma (desktop ou mobile) e tocar no ícone com três traços horizontais que fica no canto superior esquerdo da tela. Assim, o usuário vai poder visualizar seu nome e sua avaliação logo abaixo.

Leia também: EUA: Uber, Lyft e Airbnb autorizam que usuários recusem clientes neonazistas

Esse recurso já foi bastante escondido dentro das configurações do aplicativo e ainda não é possível (nem para o motorista, nem para o passageiro) saber exatamente qual nota lhe foi dada por cada um, mas recentemente uma atualização tornou a visualização muito mais fácil, o que pode ser considerado uma sinal de que o sistema de nota mínima para os passageiros do Uber chegarão por aqui em breve.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!