Tamanho do texto

Clientes do banco em São Paulo precisarão seguir o procedimento indicado para fazer a recarga; outras operações bancárias já podem ser feitas, confira

Banco do Brasil vai permitir recarga do Bilhete Único pelo WhatsApp em São Paulo
Reprodução
Banco do Brasil vai permitir recarga do Bilhete Único pelo WhatsApp em São Paulo

O Banco do Brasil anunciou nesta teça-feira (27) que seus clientes poderão recarregar o cartão do Bilhete Único em São Paulo pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens. 

Leia também: Duas em cada três operações bancárias são feitas via internet e telefone

O banco informa que a novidade é fruto de uma parceria com a SPTrans, gestora do sistema de transporte público da capital paulista. O convênio entre as organizações já permite, desde 2016, que os clientes recarreguem o Bilhete Único  pelos demais canais de atendimento da instituição financeira.

Em outubro deste ano, o total de créditos transferidos para o bilhete dentro dos canais do banco chegou a R$ 3,9 milhões, número que representa alta de 45% sobre o registrado em janeiro deste ano, o que mostra a popularização do serviço.

Além disso, o aumento do número de créditos transferidos para o Bilhete Único nos canais BB em 2018 ajuda a explicar a criação de uma nova forma de facilitar a recarga do cartão da SPTrans aos clientes do banco.

Banco do Brasil  diz esperar que a quantidade de recargas de seus clientes aumente em pelo menos 20% após a disponibilização da novidade que permite encher o bilhete por meio do WhatsApp .

Para utilizar o novo canal, quando disponível, bastará aos clientes da instituição financeira:

  1. adicionar aos contatos o número do Banco do Brasil (4004-0001),
  2. habilitar e cadastrar o celular para movimentações financeiras,
  3. inserir o número do seu Bilhete Único (encontrado no verso do cartão),
  4. e solicitar a recarga desejada usando palavras-chave como ' Recarga ', ' Bilhete Único'  ou ' Bilhete Único SPTrans '.
  5. Para concluir a transação, bastará abrir um link enviado pelo atendimento,  informar agência e conta , digitar a senha , e inserir um código recebido via SMS .

Leia também: Tumblr é retirado da App Store depois de publicar pornografia infantil

A interação com o usuário será feita por um assistente cognitivo, que utilizará inteligência artificial para realizar a recarga dos clientes do banco, definindo o valor e o pagamento. Ao todo, será possível realizar pelo aplicativo 12 operações, que são:

  • Transferências
  • Recarga de celular
  • Recarga de Bilhete Único
  • Saldo de conta corrente
  • Extrato de conta corrente
  • Saldo de poupança
  • Extrato de poupança
  • Extrato de fundos de investimento
  • Fatura de cartão
  • Rastreio de cartão
  • Liberação de cartão
  • Consulta ao código IBAN (International Bank Account Number)

Leia também: 75% dos brasileiros usam aplicativos de redes sociais em seus celulares

O Banco do Brasil ainda não informou, no entanto, quando será o ínicio do serviço que permitirá recarga do Bilhete Único e outras funções pelo WhatsApp.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.