Sinal analógico será desligado a partir desta quarta-feira (28) em quatro estados do País
shutterstock
Sinal analógico será desligado a partir desta quarta-feira (28) em quatro estados do País


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o sinal analógico de TV será desligado, nesta quarta-feira (28), em quatro estados brasileiros. A decisão foi tomada em conjunto pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Leia também: Ainda com dúvidas? Confira 20 respostas sobre o sinal digital

De acordo com a Anatel, o processo de desligamento do sinal analógico vai acontecer no oeste do Paraná, no sul do Rio Grande do Sul e no interior do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Para que o analógico seja desligado, é preciso que no mínimo 90% das casas de cada localidade já estejam aptas a receber o sinal digital . Segundo uma pesquisa encomendada pelo Gired, no oeste do Paraná, o percentual da população que tem sinal digital atingiu 92%, enquanto no sul do Rio Grande do Sul, o índice foi de 90%. Por isso, ambos os estados terão o sinal cortado nesta quarta-feira.

Já no interior do Rio de Janeiro e de São Paulo, o processo terá início hoje, mas será um pouco mais demorado . Isso porque, em São Paulo, o percentual alcançado foi 89% e, no interior do Rio, 87%, fazendo com que o desligamento possa ser prolongado até o dia 12 de dezembro. "A projeção da pesquisa é que na data [final] do desligamento [dia 12/12], o percentual necessário [de 90%] seja alcançado no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro", informou a Anatel .

Desligamento do sinal analógico libera rede 4G para o País

Fim do sinal analógico vai ampliar rede 4G no Brasil
shutterstock
Fim do sinal analógico vai ampliar rede 4G no Brasil


De acordo com a agência de telefonia, o desligamento do sinal analógico vai liberar a faixa de 700MHz, atualmente ocupada pelos canais de TV aberta . Com o espaço sobrando, essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Você está preparado para receber a TV Digital?

Após o desligamento do sinal analógico, pessoas inscritas em programas sociais podem retirar gratuitamente um kit conversor para o digital,
Divulgação/Anatel
Após o desligamento do sinal analógico, pessoas inscritas em programas sociais podem retirar gratuitamente um kit conversor para o digital,


Com a mudança, a programação dos canais abertos será transmitida somente pela TV digital , que exige ter antena e televisão compatíveis. É importante lembrar que nem toda antena consegue captar o sinal digital. O equipamento deve ser UHF e, de preferência, externo, instalado no telhado de casa.

Leia também: TV digital: saiba como se preparar para o fim do sinal analógico

Já o televisor tem duas saídas possíveis: se for um aparelho de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. O mesmo vale para os televisores de tela fina que não tiverem um conversor embutido. Por outro lado, os aparelhos mais recentes que tiverem o conversor, não precisam de um equipamento complementar. 

Aqueles que estiverem inscritos em algum programa social do Governo Federal, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, podem estar na lista de beneficiários para retirar gratuitamente um kit com conversor digital, antena e controle remoto.

Para agendar a retirada do kit, basta entrar no site Seja Digital ou ligar para 147. Após o desligamento do sinal analógico , "serão distribuídos um total de 280 mil kits no mês de novembro", disse a agência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!