#10YearsChallenge: o Facebook está usando suas fotos do desafio?

Depois de viralizar na internet, o desafio que consiste em postar uma comparação de fotos de 2009 e 20019 protagonizou uma polêmica

Jornalista acusou o Facebook de usar dados do #10YearsChallenge em benefício próprio
Foto: shutterstock
Jornalista acusou o Facebook de usar dados do #10YearsChallenge em benefício próprio


Na última semana, a brincadeira #10YearsChallenge (desafio dos dez anos, em português) dominou as redes sociais. O desafio consiste em publicar uma foto pessoal de dez ano atrás (ou seja, de 2009) ao lado de uma atual, tirada neste ano.

Leia também: Após protagonizar "desafio Bird Box", YouTube proíbe vídeos perigosos

Ninguém sabe ao certo como a brincadeira começou, mas o fato é que todo mundo - de usuários anônimos à celebridades nacionais e internacionais - resolveram aderir à comparação de imagens do  #10YearsChallenge

Depois de inúmeros nomes conhecidos postarem a brincadeira no Facebook, Instagram (foram 3,5 milhões de publicações com a hashtag só nessa plataforma) e até no Twitter, o desfio dos dez anos virou polêmica depois que uma repórter da revista norte-americana Wired  questionou a possibilidade de o Facebook estar utilizando as fotos pessoais dos usuários para fazer reconhecimento facial.

"Eu há 10 anos: provavelmente brincaria com o meme da idade da foto (...) Eu agora: pondere como todos esses dados poderiam ser extraídos para treinar algoritmos de reconhecimento facial no reconhecimento e na progressão da idade", escreveu a jornalista Kate O'Neill em sua conta no Twitter.





Depois da repercussão da postagem, O'Neill afirmou que não quis dizer que o meme era perigoso, mas sim tinha como objetivo chamar a atenção para como o Facebook pode se beneficiar da brincadeira.

Leia também: Ovo bate recorde de Kylie Jenner e se torna foto mais curtida do Instagram

Confira a polêmica nas redes sociais:






Você viu?









Em nota à BBC , o Facebook declarou que o desafio é um "meme gerado por um usuário e que se tornou viral sozinho." A empresa também afirmou que não começou essa tendência e não ganha nada"com ela.

A marca de Mark Zuckeberg ainda disse que as pessoas podem desativar a opção de reconhecimento facial a qualquer momento.

Os famosos que aderiram ao #10YearsChallenge

Foto: Reprodução Instagram
O cantor Michel Teló também aderiu à brincadeira do #10yearschallenge na internet





Leia também: Vai subir no Brasil? Netflix anuncia aumento do preço da assinatura nos EUA

No Instagram, nomes nacionais e internacionais, como Neymar, Michel Teló, Whindersson Nunes e até Madonna entraram na brincadeira do. Para conferir mais fotos, basta buscar a hashtag #10YearsChallenge na rede social.