Vamos supor que você teve uma boa ideia e está começando um negócio próprio. Onde as pessoas poderão encontrar você com facilidade? Ou, melhor ainda: se você busca por um produto ou serviço, onde você costuma procurá-lo? A resposta, geralmente, é na internet. E para que você seja encontrado na internet, o primeiro passo é fazer o registro de domínio .

O nome do resgistro de domínio implica na facilidade com que o site será encontrado
HostGator
O nome do resgistro de domínio implica na facilidade com que o site será encontrado

O domínio é o endereço na internet, o nome que as pessoas vão buscar ou digitar no navegador para encontrar você. É justamente aquele nome que vem com “www.” antes e, muitas vezes, “.com.br” depois, mas não pense que encontrar esse nome é sempre muito fácil. Existem bilhões de pessoas conectadas à internet e muitas podem ter uma ideia muito parecida com a sua, ou mesmo uma ideia diferente, mas que leva o mesmo nome no registro de domínio .

Por isso, o domínio deve ser registrado o mais rápido possível. Mas fique ligado: não deixe de lado a atenção ao escolher o nome! Algumas regras básicas para se seguir ao escolher um bom domínio são:

  • Nome mais curto possível;
  • Fácil de lembrar;
  • Que identifique seu negócio de forma simples e direta;
  • Que não deixe dúvidas ao ser ditado em voz alta para outra pessoa.

O nome do domínio deve ser pensado de forma que seja fácil de lembrar e que as pessoas não precisem necessariamente anotar para fazer a busca posteriormente.

Uma dica importante é em relação a aplicação de números. Se a empresa tiver números no nome, tanto em dígitos numéricos como por extenso, pode deixar dúvidas se ditado em voz alta. A solução é registrar o domínio nas duas formas de escrita e redirecionar ambos para o seu site, de forma que as pessoas cheguem em você sempre.

Você viu?

Essa é uma prática muito utilizada em grandes empresas, que registram o domínio até com erros propositais de digitação para que os clientes os encontrem com facilidade. Outra prática comum é o registro de diversas extensões , aquele .com.br que comentamos lá no início, para direcionar todas ao seu site e evitar que alguém tenha um domínio igual ou quase igual ao seu. 

As extensões mais comuns e recomendadas no Brasil são .com.br e .com para garantir a exclusividade do nome da empresa. Também existem opções de extensões diferenciadas como .online, .site, dentre muitas outras que permitem que você deixe seu domínio mais descontraído.

Pensado tudo isso, basta verificar se o domínio que você imaginou está disponível e, se sim, registrá-lo imediatamente. Fazer o registro é muito simples: basta acessar um serviço de registro como a HostGator , pesquisar o nome desejado e proceder com a compra.

Depois que seu site estiver no ar, o domínio também poderá ser uma das palavras-chave ao trabalhar técnicas de SEO, que contribuem na posição e na página que o site será encontrado quando alguém fizer uma busca no Google. Então é interessante pensar em como as pessoas poderão procurar você na internet.

Acesse  HostGator.com.br confira as ofertas disponíveis, encontre o nome ideal e faça já o seu registro de domínio !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!