O preço pode ser atraente, mas as consequências de se comprar acessórios de celular falsos certamente não são. Carregadores, películas, fones de ouvido - a lista de itens é extensa, tão longa quanto os problemas que eles podem trazer para você e para seu aparelho.

Usar acessórios de celular falsos não é uma boa: de danos ao aparelho a danos à saúde, eles mais atrapalham que ajudam
shutterstock
Usar acessórios de celular falsos não é uma boa: de danos ao aparelho a danos à saúde, eles mais atrapalham que ajudam


Se você já caiu na tentação de comprar acessórios de celular que não eram originais, saiba que não está sozinho. Entretanto, seus problemas podem ir de a bateria não carregar mais por completo ou mesmo a placa mãe de seu aparelho "morrer".

Veja esses e outros problemas causados por acessórios falsos: 

Cabos ou carregadores falsos

Além de mais baratos que os originais, esses acessórios são tentadores por oferecerem algumas opções diferentes, como um cabo bem mais que o usual para carregar seu celular. Mas o melhor mesmo é passar longe desses itens. 

Segundo Guylherme Ribeiro, especialista em assistência técnica para celulares , as versões piratas de cabos e carregadores podem causar danos nas entradas microUSB, nas baterias e até mesmo causar curto circuitos na placa mãe do aparelho.

Isso porque estes produtos "não transferem a corrente elétrica necessária para a alimentação correta da placa mãe". Outras coisas que podem comprometer a bateria e o processador do seu celular são as baterias externas, próximo item da lista.

Power banks e capinhas carregadoras piratas

Guylherme observa que estes produtos - sejam power banks ou capinhas carregadores -, principalmente se forem falsos, podem carregar excessivamente a bateria enquanto estiverem conectados, aumentando os riscos de viciá-la.

Além disso, todos esses acessórios carregadores podem ser porta de entrada para vírus que podem infectar o software , ou seja, o sistema operacional do seu aparelho.

Você viu?

"Casos de aparelhos com vírus por causa de acessórios paralelos são mais raros, mas existem e podem trazer dores de cabeça, uma vez que toda a vida do usuário está no celular, desde contas bancárias até conversas privadas", afirma Guylherme.

Fones de ouvido da barraquinha

Para completar a lista, os fones de ouvido. Há opções de diversos preços por aí, mas saiba que ao escolher um produto como esse sem procedência, está colocando a sua saúde em risco. 

"Quando falamos sobre fones de ouvido paralelos, os riscos ao aparelho diminuem, mas aumentam-se os riscos de danos à saúde auditiva do usuário", ressalta o especialista da Suporte Smart, antes de lembrar que isso ocorre porque esses produtos não seguem os padrões e protocolos de qualidade que seus equivalentes originais seguem.

Dá para solucionar os problemas causados pelos acessórios de celular falsos?

Para não ter de correr numa assistência técnica para celulares, a solução é comprar acessórios de qualidade comprovada
shutterstock
Para não ter de correr numa assistência técnica para celulares, a solução é comprar acessórios de qualidade comprovada

De toda forma, nem todos os problemas causados pelos acessórios falsos são irreversíveis. As peças danificadas podem ser trocadas por especialistas em assistência técnica para celulares, mas insistir no erro é uma estratégia perigosa.

Afinal, como lembra o Guylherme, o uso repetido destes acessórios paralelos podem vir a danificar a placa-mãe, inutilizando completamente o aparelho. Qual seria, então, a solução mais simples para o problema?

"É muito importante selecionar empresas sérias [para comprar os acessórios], que trabalhem com produtos homologados, de alta qualidade, com garantia e, o mais importante: com nota fiscal", reforça o empresário a respeito da forma de evitar as dores de cabeça causadas por acessórios falsos.

Leia também: Qual a melhor maneira de economizar a bateria do celular?

Dito isso, parece que quando o assunto é comprar acessórios de celular , gastar um pouco mais hoje pode ser sinônimo de economia - e de menos dores de cabeça - no futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!