A bateria do iPhone que você segura em suas mãos, ou que planeja comprar para substituir seu celular atual, pode durar até 8 horas a menos do que a Apple afirmou em suas campanhas.
Leia também: 7 coisas que seu celular pode fazer e você não sabia
Ao menos é isso que indicam os testes de bateria do iPhone conduzidos pelo Which? , órgão independente de defesa ao consumidor do Reino Unido que conta com mais de 1,3 milhões de colaboradores.
Depois de testar 9 modelos diferentes do celular Apple , o Which? concluiu que a duração das baterias informada pela companhia era entre 18% e 51% maior do que a vida útil real de cada carregamento.
O pior resultado, segundo o órgão, foi o do smartphone iPhone XR, cuja bateria durou apenas 16h32min, quando deveria durar 25h.
"Claramente existem questões a serem levantadas aqui sobre quanto as baterias de alguns aparelhos durarão, então é importante que as pessoas procurem por fontes de informação independentes e confiáveis quando forem comprar seus smartphones", observou Natalie Hitchins, gerente de produtos e serviços domésticos do Which?.
Você viu?
O órgão afirmou que utilizou apenas aparelhos novos em seus testes, que consistiam em dar a carga completa no celular Apple (e em quaisquer outros) e cronometrar quanto tempo a bateria dura enquanto são feitas várias ligações e atividades com o celular ligado.
O mesmo teste foi realizado com aparelhos de marcas como Samsung, HTC, Nokia e Sony, mas apenas a segunda marca teve resultados tão negativos quanto os celulares da companhia americana.
Leia também: Qual a melhor maneira de economizar a bateria do celular?
A resposta da Apple sobre a duração da bateria do iPhone
Em resposta ao estudo, a Apple rebateu as acusações feitas pelo órgão de defesa ao consumidor britânico.
Leia também: Saiba como encontrar um celular perdido ou roubado
"Nós testamos nossos produtos rigorosamente e reafirmamos nosso posicionamento sobre a duração da bateria do iPhone. Com hardware e software profundamente integrados, o iPhone é desenvolvido para gerenciar o uso da bateria com inteligência e otimizar a duração da bateria", reiterou a companhia.