Você tem o costume de usar entradas USB públicas como as de hotéis, ônibus e aeroportos para carregar seu celular? É melhor repensar esse seu hábito. A procuradoria de Los Angeles, nos Estados Unidos, divulgou um alerta falando sobre os riscos que esse tipo de carregamento pode causar nos celulares das pessoas.
No aviso, o procurador Luke Sisak afirma que “um carregamento gratuito pode tirar todo o dinheiro da sua conta bancária ”. Ele explica que tanto os cabos públicos quanto as entradas USB podem ser contaminados por criminosos com malware . Quando uma vítima conecta seu celular ali, ele é contaminado com o malware, que envia todas as informações do smartphone para os criminosos.
Você viu?
Além do acesso a dados muito pessoais e importantes, como senhas de bancos , os criminosos também conseguem bloquear o celular da vítima através da invasão. Ou seja, o prejuízo pode ser bem grande. A prática ficou conhecida nos Estados Unidos como juice jacking .
Leia também: Cabo 'pirata' caseiro da Apple é capaz de hackear computadores; conheça
Carregando em segurança
Se carregar o celular em entradas USB públicas não é uma boa ideia, então como carregar os dispositivos de forma segura na rua? Uma dica é sempre preferir tomadas normais do que cabos USB . No caso das tomadas, a técnica criminosa de contaminar com malware não funciona. Os cabos para carregamento em carros também são uma boa opção, assim como as baterias portáteis .
Se for muito necessário carregar seu celular em uma entrada USB pública , é importante se atentar, pelo menos, ao tipo de cabo utilizado. Além de usar um cabo próprio, ande sempre com um que seja destinado apenas para carregamento, sem a opção de transferência de arquivos . Esse tipo de cabo impede que o malware seja transferido durante o tempo em que o celular estiver conectado à entrada.