Olhar Digital

A Suprema Corte da Califórnia condenou a  Apple  a remunerar funcionários pelo tempo gasto com vistorias de bolsas e  iPhones  em postos de trabalho da companhia.

Xiaomi está construindo fábrica totalmente automatizada na China

A empresa adota uma política de conferir mochilas , sacolas e até dispositivos de seus empregados quando eles saem dos estabelecimentos, seja para um intervalo ou após o encerramento do expediente.

Apple
Reprodução/Shutterstock
Apple


A ação teve início há seis anos, quando funcionários do  Apple Store  processaram a firma exigindo que o tempo gasto com as revistas fosse contado como horas de trabalho. Eles argumentam que os processos levam até 20 minutos e representam um controle da empresa sobre o empregado.

Apple , por sua vez, afirma que os funcionários podem escolher não levar bolsas ou iPhones para o trabalho, o que dispensaria a revista. Antes de ser condenada na suprema corte, a companhia venceu o primeiro julgamento no tribunal distrital

Na nova decisão, os juízes determinaram que os empregados “estão sobre claro controle da Apple enquanto esperam a execução das revistas”. A corte recusou o argumento da empresa que as bolsas seriam uma conveniência.

PlayStation 5 e Xbox Series X vão rodar quase todos os games antigos

“A ironia e inconsistência dos argumentos da Apple são claros”, diz a sentença. “A caracterização que os iPhones são desnecessários para seus próprios funcionários contradiz diretamente a descrição do iPhone como parte integral de nossa e de todos os outros”.

A passagem é referência a uma entrevista de  Tim Cook , realizada em 2017, em que o CEO da Apple afirmou que o iPhone era “parte integrada de nossas vidas, e não era possível sair de casa sem estar em posse de um aparelho”.

A corte decidiu que as remunerações devem ser pagas retroativamente contando a partir de 25 de julho de 2009. Agora, o caso vai para um tribunal de apelação que deve decidir a compensação devida pela Apple . A estimativa é que o pagamento corresponda a US$ 60 milhões. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!