Qual é a última coisa que você espera ver quando compra um celular de R$ 9.000 ? Uma boa resposta para essa pergunta seria “anúncios”. A Samsung começou a receber críticas justamente por colocar publicidade dentro de seus aplicativos pré-instalados no Galaxy Z Flip , seu celular de tela dobrável que chega ao Brasil no dia 11 de março.
Google libera modo escuro na busca no Android; aprenda a ativar
A utilização de anúncios na interface
do celular
costuma ser uma alternativa de monetização
para aparelhos de baixo custo, ajudando as empresas a aumentar suas margens e tornar o produto mais acessível ao público. Não é o caso do Z Flip,
que tem configurações e preço de celular premium
.
Você viu?
Esse detalhe chamou a atenção de algumas das pessoas que estão testando o smartphone. Ao abrir o aplicativo de chamadas, por exemplo, elas se podem se deparar com um banner para produtos que nem sequer têm a ver com a Samsung . Entre os exemplos estão peças publicitárias de empresas como DirecTV e Dish , ambas provedoras de TV por assinatura .
Também vale notar que os anúncios não são uma exclusividade do Galaxy Z Flip ; a Samsung costuma fazer o mesmo com outros celulares, mas a prática tende a causar mais revolta em aparelhos de alto custo.
Google Stadia chega a alguns smartphones amanhã; confira quais
Vale notar que os anúncios estão presentes nos aplicativos próprios da Samsung
, então existe uma alternativa para quem não quiser vê-los: utilizar outros apps no lugar. Em vez do discador padrão do sistema, uma opção é utilizar o app do Google.