Facebook Messenger ficará mais simples
Reprodução
Facebook Messenger ficará mais simples


Os chatbots sempre foram um diferencial do Messenger , mas agora o Facebook os está deixando para escanteio. De acordo com informações obtidas pelo TechCrunch, o aplicativo passa por uma reformulação que vai excluir a aba Descobrir, na qual os usuários podiam encontrar esses bots de conversa. 

A ideia é tornar o Messenger cada vez mais simples, eliminando todas as distrações. Junto com a aba Descobrir, saem também os jogos (que agora migram para o Facebook ), e as empresas, que divulgavam seus chatbots no mensageiro. 

Leia também: App do Facebook deixará de funcionar em computadores com Windows 10 em março

O que sobra é um aplicativo de mensagens mais simples e próximo do WhatsApp . As conversas e as Histórias permanecem, e é nelas que o Messenger agora está focado. Essas mudanças podem fazer com que os usuários gastem mais tempo se comunicando com os amigos, ao invés de explorar bots para se conectar com empresas ou jogar. O objetivo pode ser monetizar ainda mais a plataforma, exibindo anúncios nas Histórias. 

Você viu?

Os bots e o Messenger

A possibilidade de criar chatbots sempre foi essencial para o Messenger. Os chatbots são algoritmos criados para conversarem com pessoas, dando respostas programadas que possam ajudá-las. 

Disponível na plataforma de conversa, o recurso permitia que empresas criassem seus bots no Messenger , facilitando a comunicação com clientes. Por muito tempo, esse modelo foi importantíssimo para a estratégia de negócios do aplicativo de mensagens. 

Leia também: Messenger Kids dá mais controle aos pais; confira as novas ferramentas

Agora, parece que o Facebook vê mais sentido em uma monetização através de anúncios. E isso não significa que os bots estão banidos do Messenger, já que ainda é possível criá-los por lá. O que muda é que esses chatbots não serão mais promovidos pelo aplicativo na aba Descobrir, e as empresas terão que criar suas próprias maneiras de divulgá-los - o que pode gerar um abandono natural das companhias em relação ao Messenger

Não estamos na era dos superapps?

O passo dado pelo Facebook Messenger anda na contramão de um tipo de aplicativo que vem fazendo muito sucesso. Os superapps são aplicativos que reúnem muitas funcionalidades em uma só plataforma, como é o caso do chinês WeChat , um aplicativo de mensagens que também chama carros, recarrega os créditos do celular, faz pagamentos, agenda voos e muito mais.

No caso do Messenger , porém, o Facebook percebeu que quanto mais simples, melhor. A nova interface do aplicativo será mais simples, trazendo, além das conversas, apenas uma aba com as Histórias dos amigos e com os contatos que estão online. As mudanças já estão acontecendo e devem chegar a todos em breve, enquanto alguns usuários já receberam o novo visual.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!