Golpe que circula nas redes sociais divulga promoção falsa da Heineken
Divulgação
Golpe que circula nas redes sociais divulga promoção falsa da Heineken


Um novo golpe circula por aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram se passando por uma promoção da cervejeira Heineken . A ESET, empresa de segurança da informação, identificou o golpe, que usa o nome da empresa para realizar atividades maliciosas. 

A mensagem que circula nos aplicativos diz que a Heineken está dando barris de graça e, para isso, basta que os usuários preencham algumas informações no link enviado. 

O link direciona para uma página que imita o site da Heineken , mas traz informações que buscam alarmar os internautas, como um contador no topo da tela indicando que os barris já estão acabando. A vítima precisa, então, responder a uma série de perguntas para ganhar o prêmio, que nunca chega. Os dados preenchidos são, então, roubados. 

Você viu?

Leia também: Ataques de phishing continuam crescendo durante pandemia; saiba se proteger

Depois de preencher, o site pede que a mensagem seja compartilhada com ao menos dez contatos no WhatsApp . Caso a pessoa clique para compartilhar, ela é direcionada para diversos tipos de site, afirma a ESET, sejam eles de propaganda, de download de extensões ou de novos golpes

A própria Heineken divulgou, em sua conta no Twitter , que a promoção é falsa. "A recomendação da marca é não abrir o link", afirmou a cervejeira.

Como não cair no golpe

O golpe da Heineken não é o primeiro deste tipo a circular amplamente no WhatsApp . Para se proteger de ações maliciosas como essa, é preciso seguir algumas dicas:

  • Desconfie de mensagens muito alarmantes. "Lembre-se que criminosos criam seus golpes sempre tendo algo urgente como tema: uma passagem aérea muito barata se você comprá-la 'até amanhã', um processo judicial contra você, um prêmio que precisa ser resgatado ou irá expirar, a cura de alguma doença, enfim, qualquer coisa que exija sua atenção imediata", aconselha a ESET.
  • Antes de clicar no link, procure sobre a promoção dos canais oficiais da marca, como site e redes sociais.
  • Confira se o link realmente é da página da empresa antes de preencher qualquer dado. Os endereços geralmente são muito parecidos com os originais, mudando apenas algumas letras. 
  • Na dúvida, não preencha seus dados antes de ter certeza de que a mensagem é verdadeira. 
  • Não propague informação falsa. Se não tiver certeza de que a promoção é verdadeira, não compartilhe com seus contatos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!