Um novo golpe circula por aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram se passando por uma promoção da cervejeira Heineken . A ESET, empresa de segurança da informação, identificou o golpe, que usa o nome da empresa para realizar atividades maliciosas.
A mensagem que circula nos aplicativos diz que a Heineken está dando barris de graça e, para isso, basta que os usuários preencham algumas informações no link enviado.
O link direciona para uma página que imita o site da Heineken , mas traz informações que buscam alarmar os internautas, como um contador no topo da tela indicando que os barris já estão acabando. A vítima precisa, então, responder a uma série de perguntas para ganhar o prêmio, que nunca chega. Os dados preenchidos são, então, roubados.
Você viu?
Leia também: Ataques de phishing continuam crescendo durante pandemia; saiba se proteger
Depois de preencher, o site pede que a mensagem seja compartilhada com ao menos dez contatos no WhatsApp . Caso a pessoa clique para compartilhar, ela é direcionada para diversos tipos de site, afirma a ESET, sejam eles de propaganda, de download de extensões ou de novos golpes .
A própria Heineken divulgou, em sua conta no Twitter , que a promoção é falsa. "A recomendação da marca é não abrir o link", afirmou a cervejeira.
Como não cair no golpe
O golpe da Heineken não é o primeiro deste tipo a circular amplamente no WhatsApp . Para se proteger de ações maliciosas como essa, é preciso seguir algumas dicas:
- Desconfie de mensagens muito alarmantes. "Lembre-se que criminosos criam seus golpes sempre tendo algo urgente como tema: uma passagem aérea muito barata se você comprá-la 'até amanhã', um processo judicial contra você, um prêmio que precisa ser resgatado ou irá expirar, a cura de alguma doença, enfim, qualquer coisa que exija sua atenção imediata", aconselha a ESET.
- Antes de clicar no link, procure sobre a promoção dos canais oficiais da marca, como site e redes sociais.
- Confira se o link realmente é da página da empresa antes de preencher qualquer dado. Os endereços geralmente são muito parecidos com os originais, mudando apenas algumas letras.
- Na dúvida, não preencha seus dados antes de ter certeza de que a mensagem é verdadeira.
- Não propague informação falsa. Se não tiver certeza de que a promoção é verdadeira, não compartilhe com seus contatos.