Pendrive promte proteção contra a tecnologia 5G
Reprodução/5GBioShield
Pendrive promte proteção contra a tecnologia 5G


Um pendrive que promete bloquear o 5G está sendo vendido no Reino Unido. O dispositivo foi descoberto pela BBC, que também noticiou que ele, na verdade, não funciona. O 5GBioShield, como é chamado, é vendido por €283 (cerca de R$1700 em conversão direta). 

O pendrive é vendido, sobretudo para pessoas que acreditam que o 5G faz mal à saúde. Em toda a Europa, circula uma teoria da conspiração de que a tecnologia pode causar danos, inclusive associados ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). Nada disso tem comprovação científica. 

Leia também: Torres de 5G são incendiadas devido a teorias da conspiração sobre coronavírus

No site de venda do pendrive são utilizadas imagens que fazem referência a bolhas, como se o produto fosse capaz de criar um escudo de proteção em torno da pessoa que o utiliza. O site tem versões em diversas línguas, inclusive português. 

Site divulga imagens de pessoas protegidas pelo pendrive
Reprodução/5GBioShield
Site divulga imagens de pessoas protegidas pelo pendrive


Você viu?

"Uma chave USB de 5GBioShield com nano-camada é uma tecnologia quântica de catalisador holográfico para equilibrar e harmonizar os efeitos nocivos da bomba elétrica desequilibrada. O diâmetro operacional da camada nanométrica é de 8 ou 40 metros", descreve o site. 

Mas o problema é que tudo isso parece não passar de um golpe . Especialistas de cibersegurança entrevistados pela BBC adquiriram o pendrive e o desmontaram para entender seu funcionamento. 

Leia também: Com mais de um terço do mercado, Samsung é líder mundial em celulares 5G

O que eles encontraram foi um pendrive comum , com apenas 128 MB de armazenamento. De diferente, ele contém apenas um adesivo circular. 

A empresa Pen Test Partners, conhecida por desmontar dispositivos eletrônicos para procurar falhas de segurança afirma que o adesivo parece ser apenas uma etiqueta comum. "Não somos especialistas em 5G, mas o adesivo parece semelhante a um disponível em fornecedores de artigos de papelaria por menos de um centavo", afirma Ken Munro, especialista da empresa, à BBC. 

Quando confrontada pela reportagem da BBC, uma das diretoras da empresa que vende os pendrives, Anna Grochowalska, disse que o dispositivo é feito de acordo com diversas informações técnicas, mas que essas não poderiam ser reveladas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!