O Google anunciou, nesta segunda-feira (29), que desativou o backup automático de aplicativos de mensagens para o Google Fotos . Isso significa que fotos e vídeos recebidos no WhatsApp , por exemplo, não são mais salvos no serviço de armazenamento em nuvem automaticamente.
De acordo com a empresa, os usuários estão recebendo uma notificação avisando a novidade. Na ultima semana, o Google Fotos já tinha recebido diversas mudanças no design, inclusive em seu ícone.
A mudança no backup , porém, tem relação com a pandemia , explica a equipe do Google Fotos. "Devido à Covid-19, as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos. Para economizar recursos da internet, o backup e a sincronização foram desativados para pastas de dispositivos criadas por aplicativos de mensagens como WhatsApp, Mensagens e Kik", afirma, em comunicado.
Você viu?
Fotos e vídeos salvos no Google Fotos anteriormente à mudança não são afetados. Além disso, usuários podem mudam as preferências de backup a qualquer momento.
Como ativar o backup do WhatsApp no Google Fotos
Para quem quer manter as fotos e vídeos do WhatsApp salvos no Google Fotos, é preciso ativar o backup. Ele pode ser feito para salvar fotos e vídeos específicos na nuvem ou para sincronizar pastas inteiras.
Salvando um mídia específica:
- Abra o aplicativo do Google Fotos;
- Na parte inferior da tela, clique em Biblioteca ;
- Na seção Fotos no dispositivo , clique em Ver tudo ;
- Selecione uma pasta e, depois, a imagem ou vídeo que você deseja fazer backup;
- Clique nos três pontinhos no canto superior direito da mídia e, depois, selecione Fazer backup .
Fazendo backup de uma pasta toda:
- Abra o aplicativo do Google Fotos;
- Na parte inferior da tela, clique em Biblioteca ;
- Na seção Fotos no dispositivo , clique em Ver tudo ;
- Selecione a pasta que deseja fazer backup (como WhatsApp Images, por exemplo);
- Na parte superior, em Backup e sincronização , ative o botão. Vale lembrar que, nesse caso, novas fotos e vídeos adicionados à pasta são automaticamente salvos no Google Fotos, então esse processo só precisa ser realizado uma vez.