Twitter: FBI está à frente da investigação sobre ataque hacker
Reprodução
Twitter: FBI está à frente da investigação sobre ataque hacker

O Federal Bureau of Investigation ( FBI ) está a frente de uma investigação federal sobre ataque hacker coordenado a contas de políticos, bilionários, celebridades e empresas no Twitter , disseram à Reuters duas fontes que estão acompanhando a situação.

Entre os perfis atacados estão os do cofundador da Microsoft, Bill Gates ; do fundador da Amazon, Jeff Bezos ; do CEO da Tesla, Elon Musk ; e do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden.

Anteriormente, o FBI havia dito: "Estamos cientes do incidente de segurança de hoje (quarta-feira) envolvendo várias contas do Twitter pertencentes a pessoas de alto perfil. As contas parecem ter sido comprometidas para perpetuar a fraude de criptomoedas".

Todos os perfis exibiram uma falsa campanha de distribuição de bitcoins, pedindo que internautas fizessem depósitos numa carteira específica para receber em dobro.

Contas de grandes companhias, como Apple e Uber, também foram atacadas, assim como a do rapper Kanye West . A estrela Kim Kardashian e o ex-presidente americano Barack Obama também estão entre as vítimas.

"Esse parece ser o pior ataque contra uma grande rede social já registrado", comentou Dmitri Alperovitch , cofundador da empresa de segurança cibernética CrowdStrike , em entrevista à Reuters.

Você viu?

Nesta quinta-feira, o Twitter anunciou que está adiando o lançamento de sua nova plataforma API (Application Programming Interface) depois que hackers tiveram acesso aos sistemas internos da rede social.

"Não temos evidências de que o incidente tenha algo a ver com a nossa API, mas decidimos mudar o lançamento para um momento mais apropriado", afirmou o Twitter em um blog.

A plataforma API fornece amplo acesso aos dados públicos do Twitter que os usuários optaram por compartilhar, de acordo com a empresa.

Impacto nas ações

As ações do Twitter chegaram a recuar mais de 4% nesta quinta-feira, mas, por volta das 12h30m (hora de Brasília), apresentavam um recuo de cerca de 1%. Já o índice S&P 500, que tem os papéis em sua composição, caía 0,5%.

O ataque “certamente não ajuda”, disse Joe Wittine , analista da Edgewater Research . O incidente representa mais um “risco à reputação”, do que um “risco material de curto prazo às receitas com publicidade”.

Como medida extraordinária, o Twitter temporariamente suspendeu a atividade de muitas contas verificadas enquanto investiga a falha na segurança.

Dados públicos de blockchain mostram que os hackers receberam mais de US$ 100 mil em criptomoedas como resultado do ataque.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!