O iOS 14
, nova versão do sistema operacional do iPhone
, foi lançado nesta quarta-feira (16), e já está disponível para ser instalado nos celulares compatíveis - iPhone 6s ou superior.
O problema é que, assim como a novidade foi surpresa para os usuários, ela foi também para os desenvolvedores de aplicativos. Este ano, a Apple
não os avisou com antecedência.
Assim como o público, os desenvolvedores só foram informados da versão estável do iOS 14 na véspera. Geralmente, eles têm cerca de 10 dias para adaptarem os aplicativos ao novo sistema e, dessa vez, tudo aconteceu de forma bastante corrida.
Em menos de um dia, empresas e desenvolvedores independentes correram para atualizarem seus apps , corrigirem possíveis bugs e enviarem a nova versão para aprovação da App Store .
Você viu?
Com muitos aplicativos precisando ser revisados, a versão final de alguns demoraram para serem aprovadas.
Seja porque os desenvolvedores não tiveram tempo o suficiente ou porque a Apple demorou a aprovar versões, muitos aplicativos não estão aptos a rodarem perfeitamente no iOS 14 .
Algumas mudanças no iOS que possam não estar adaptadas nos aplicativos podem resultar em travamentos ou em apps fechando do nada.
Os problemas devem se resolver rapidamente, conforme empresas se adaptam e a App Store aprova novas versões de apps. A Apple não explicou porque avisou os desenvolvedores em cima da hora, mas uma possível explicação é que a gigante de tecnologia tenha tentado evitar vazamentos a respeito dos novos iPhones , que ainda não foram lançados. Confira os modelos compatíveis com o iOS 14 .
- iPhone 11 e 11 Pro;
- iPhone XR e XS;
- iPhone X;
- iPhone 8;
- iPhone 7;
- iPhone 6s;
- iPhone SE;
- iPhone SE 2.