Tecnoblog

O ranking dos países com mais patentes do mundo
Betway insider
O ranking dos países com mais patentes do mundo


Se você nunca parou para pensar sobre o ranking de países com mais invenções e registro de patentes no mundo, com certeza agora você teve essa curiosidade. O tema gera interesse, a gente sabe. E foi por isso que resolvemos ir atrás dessa informação no WIPO, fórum global para serviços, políticas, informações e cooperação de propriedade intelectual (PI). 


O WIPO é uma agência das Nações Unidas, com 193 estados membros, cuja missão é liderar o desenvolvimento de um sistema internacional de PI equilibrado e eficaz, que possibilite inovação e criatividade para o benefício de todos. Vale dizer que a patente é o único recurso legal que permite proteger invenções, graças à segurança governamental oferecida a quem dá vida a um produto.

Na história do mundo, há muitos exemplos de grandes inventores que revolucionaram seus mercados graças a invenções incríveis, tanto funcionais quanto estéticas. A questão é que, sem a devida proteção judicial, outras companhias podem se apropriar dessas ideias. Ou seja: sem a patente, fica difícil ser único e inovador.

Pensando nisso, nosso time de cassino online fez um levantamento detalhado para descobrir quais são os países que mais possuem patentes em vigor no mundo. Destrinchamos e analisamos os relatórios e chegamos em um TOP 10 que traz algumas surpresas e outras nem tanto assim.

Se estamos falando de patentes, estamos falando de invenções. Invenções essas, que muitas vezes, mudaram o curso da história da humanidade. A Suíça, 10ª colocada, possui aproximadamente 245 mil patentes registradas; os Estados Unidos, 1º do ranking, passa das 3 milhões. 

Ranking de invenções patenteadas

  • 10º lugar - Suíça: 244.581
  • 9º lugar - Rússia: 256.419
  • 8º lugar - Itália: 306.768
  • 7º lugar - Reino Unido: 572.063
  • 6º lugar - França: 602.084
  • 5º lugar - Alemanhã: 703.606
  • 4º lugar - Coreia do Sul: 1.001.163
  • 3º lugar - Japão: 2.054.276
  • 2º lugar - China: 2.366.314
  • 1º lugar - Estados Unidos: 3.063.494

Dentre essa amostragem gigantesca, há aquelas patentes que se destacam. Te contamos aqui algumas delas:

Na Suíça, a primeira invenção que vem à cabeça é a do canivete suíço, mas o país também foi responsável por patentear algumas coisinhas que estão bem presentes no nosso dia a dia, como o papel alumínio, o papel celofane, o velcro e o zíper.

Na Rússia, são os campos de transporte e guerra que marcam os registros das maiores patentes. Dentre elas, podemos citar os vagões ferroviários de energia elétrica, a reinvenção do arsenal bélico, o helicóptero e o rifle.

A Itália mudou o mundo com a música: criou a ópera, o ballet, o piano, a bateria. Mas foi além disso e registrou patentes no campo da balística, o papel carbono, os óculos e a anatomia microscópica.

O Reino Unido foi o responsável por talvez o principal meio de comunicação do Século XX: a televisão. Só que não podemos deixar de fora patentes registradas para o primeiro motor elétrico, o telégrafo, a prensa hidráulica e o aço inoxidável. 

A França é a terra do perfume. Não tem por onde ir. É marca registrada. Mas o país tem invenções que vão muito além e surpreendem, tais quais o sistema braille, o sistema métrico, a arte gótica e o cinema.

A Alemanha, embora seja massivamente conhecida por suas cervejas, mudou de fato o mundo com a descoberta da fissão nuclear. E se o país é o país da cerveja, nada como patentear a aspirina, para combater aquela dor de cabeça pós-bebedeira. Outras invenções que também merecem destaque são o automóvel e a pasta de dente.

Se dissemos que o Reino Unido talvez tenha sido responsável pela criação do principal meio de comunicação do Século XX, a Coreia do Sul não fica atrás: a república foi responsável pela criação do jornal. Entre outras patentes memoráveis, destacamos o grafeno, o observatório astronômico, a tela touchscreen e o MP3 portátil.

O Japão é o responsável pelas patentes do novo mundo. A mais marcante foi a câmera digital, mas também merecem destaque a tela plana, o cartão de memória, o vídeo game e a fibra ótica.

A China, com uma história milenar, foi precursora de invenções que mudaram o curso da humanidade. A maior delas talvez tenha sido a pólvora, mas é impossível deixar fora dessa lista o papel, a bússola, o álcool e o dinheiro de papel (as cédulas).

Por fim, os Estados Unidos, o país que mais registra patentes no mundo, foi o responsável pela invenção que marca a entrada no novo milênio: a Internet. Com ela, vem uma série de outras, tais quais o cartão de crédito, o computador pessoal e o smartphone.

Mas e o Brasil ? Nesse ranking dos países que mais registraram patentes, onde ele fica?

O caminho do Brasil para o top 10 é longo?

  • 34º é a posição do Brasil no ranking dos países que mais patenteiam inovações no mundo;
  • 31.977 patentes brasileiras registradas em 2018, segundo o relatório do WIPO;
  • 212.604 patentes de distância até o top 10;

O caminho do Brasil rumo ao TOP 10 é definitivamente longo, mas isso não significa que não tenhamos invenções marcantes na nossa história. 

As mais antigas medidas para concessão de patentes são do início do século XIX. A primeira resolução foi tomada em 1809, um ano depois de a família real portuguesa ter transferido a Corte para o Brasil. Até então, um alvará da rainha Dona Maria I, de 1785, proibia fábricas, manufaturas e indústrias na distante Colônia. Essa era, na verdade, uma forma de ter Monopólios comerciais que transferiam as riquezas das colônias para a metrópole.

Você viu?

Mas, a partir da instalação do governo português no Brasil, foi necessário criar meios para o desenvolvimento industrial – entre eles, a concessão de privilégios aos inventores e introdutores de novas máquinas, que teriam o direito exclusivo de explorar a invenção por 14 anos. Um outro alvará permitiu a liberação de recursos para incentivar invenções e dar prêmios. Essas e outras ações culminaram com o pedido de privilégio industrial para uma máquina de descascar e brunir (polir) café, em julho de 1822.

Foi a primeira patente brasileira, pedida por Luiz Louvain e Simão Clothe, com base no alvará de 1809, de acordo com o livro “Propriedade Industrial no Brasil – 50 Anos de História”, da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi). 

Louvain e Clothe pediram o privilégio de cinco anos para o invento, uma “máquina para descascar café, a qual, além de ser inteiramente própria da invenção dos suplicantes, produz todo o bom resultado pela perfeição com que descasca o café sem lhe quebrar o grão, ou seja, pela brevidade, e economia, e simplicidade do trabalho”.

A Constituição de 1824 trazia o princípio da “propriedade do inventor” e já falava em remuneração, “em caso de vulgarização do invento”. A primeira lei de patentes surgiu em 1830 e, além de ter uma política mais ampla de fomento à indústria, protegia os inventores, assegurando-lhes o uso exclusivo da descoberta por períodos de cinco a 20 anos. 

Brasil está na 34º posição
Reprodução/Betway insider
Brasil está na 34º posição


Hoje, segundo o que é proposto pelo Instituto de Propriedade Intelectual (INPI) do governo brasileiro, é que as patentes de invenções continuarão a durar 20 anos e as de modelo de utilidade passarão a ter a duração de 15 anos. 

Desde 2019, o INPI tem passado por um processo de modernização. É o chamado “Projeto de Combate ao Backlog”, que visa reduzir, em um período de dois anos, o processo de concessão de patentes para 8 anos, o que ainda é muito oneroso. É difícil ter uma patente aqui no país.

Mas nesses anos de história, e do jeito que o brasileiro é, tinha que surgir alguma coisa curiosa e interessante. Na Copa do Mundo de Futebol de 2010 a Skol realizou uma campanha publicitária que chamou bastante atenção. 

Lançou as latinhas falantes e misturou cerca de 3 milhões delas às latas normais de cerveja. A campanha da cervejaria possibilitava que pessoas comuns criassem mensagens e frases diferentes que seriam repetidas pelas latas falantes.

A campanha publicitária foi muito bem-sucedida – muitas latas foram vendidas no Mercado Livre posteriormente, por exemplo. Entretanto, o importante é a invenção da “latinha falante”.

A ideia foi originalmente criada pelo analista de suporte Israel Dias, que já havia contado sua ideia para várias pessoas diferentes antes de depositar a patente. Um publicitário ouviu e vendeu o projeto para Skol. No caso de Dias, para sua sorte, a Skol não patenteou a lata e ele tinha meios de provar que era o inventor.

Se no primeiro recorte temos os países que mais patentearam invenções na história e no segundo descobrimos como o Brasil se encaixa nesse ranking, também nos despertou curiosidade descobrir qual a posição das mulheres nas maiores invenções da humanidade.

Mulheres inventoras para além do que você imagina

Em 1809, nos Estados Unidos, que pela primeira vez uma patente foi concedida a uma mulher. Mary Dixon Kies, natural de Connecticut, inventou um processo para tecer palha com seda ou linha. 

A primeira-dama Dolley Madison a elogiou por impulsionar a indústria de chapéus do país. Infelizmente, o arquivo de patente foi destruído no grande incêndio do Escritório de Patentes em 1836. Até cerca de 1840, 20 outras patentes foram emitidas para mulheres. As invenções eram relacionadas a roupas, ferramentas, fogões e lareiras.

Foi só o começo para uma série de invenções subsequentes, especialmente no campo da ciência. 

Entre as principais invenções desenvolvidas por mulheres estão: 

  • O caminho para a Lua: que contou com a participação de Katherine Johnson; 
  • A descoberta da dupla hélice do DNA: que teve a atuação de Rosalind Franklin; 
  • A divisão de átomos: cuja descoberta passou pelas mãos de Lise Meitner;
As principais mulheres inventoras
Reprodução/Betway insider
As principais mulheres inventoras


Katherine Johnson trabalhou na NASA por 35 anos devido às suas extraordinárias habilidades matemáticas, chegando a ganhar uma vaga na equipe que trabalhou na primeira nave espacial lançada em 1961 e no primeiro pouso em solo lunar em 1969 (com a missão Apollo 11).

As principais mulheres inventoras
Reprodução/Betway insider
As principais mulheres inventoras


Durante suas pesquisas no King's College, em 1951, Rosalind Franklin começou a tirar raio-X de estruturas de DNA. A ideia da dupla hélice sempre foi uma teoria de James Watson e seu parceiro Cricks, mas que somente foi confirmada com a pesquisa da biofísica britânica.

As principais mulheres inventoras
Reprodução/Betway insider
As principais mulheres inventoras


Lise Meitner, física de origem sueca e austríaca, conduzia pesquisas sobre urânio com o seu parceiro de laboratório Otto Hahn. Na década de 1940, a dupla descobriu que a divisão dos núcleos atômicos durante uma fissão liberava grandes quantidades de energia, e Meitner escreveu a sua primeira explicação teórica sobre o processo. No entanto, Hahn ficou com o crédito exclusivo da descoberta, recebendo o Prêmio Nobel de Química em 1944.

fonte:  Betway insider

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!