Novo golpe circula no WhatsApp
shutterstock
Novo golpe circula no WhatsApp

Um novo golpe circula no WhatsApp , desta vez fazendo as vítimas acreditarem que a rede de supermercados Carrefour está dando dinheiro aos clientes. A fraude foi descoberta pela ESET, empresa de cibersegurança , que detectou que o objetivo é levar as vítimas para sites com publicidade enganosa. 

A mensagem diz que o Carrefour está distribuindo 500 cartões com US$ 19.800 em seu aniversário. Quando a vítima clica na promoção falsa , ela é direcionada a um site que a faz compartilhar o golpe com mais pessoas. 

Como funciona a fraude?

Primeiro, a mensagem distribuída no WhatsApp traz um senso de urgência, dizendo que há apenas 500 cartões a serem distribuídos e que, por isso, o ususário precisa agir rapidamente. De acordo com a ESET, a tática é usada para que a vítima não se atente aos detalhes e perceba que o golpe tem, na verdade, vários indícios de se tratar de uma promoção falsa. 

Quando clica no link da mensagem, o usuário vai para um site que imita o do Carrefour mas, a partir da URL, dá para perceber que não é o oficial da empresa. O link tem um contador que vai descendo, como se os 500 cartões estivessem acabando - mais uma vez, uma tática para a vítima agir com agilidade.

Você viu?

Para ganhar o suposto presente, o usuário precisa responder a uma enquete. Depois de enviar as respostas das perguntas, uma mensagem aparece dizendo que elas estão sendo validadas. Depois de concluído, o site obriga o usuário a compartilhar a mensagem com seus contatos, o que faz com que o golpe continue circulando.

Depois disso, o presente não é entregue e a vítima é direciona a vários sites de publicidade. De acordo com a ESET, o objetivo do golpe é justamente esse: levar várias pessoas a verem essas propagandas. 

"Durante a análise, não detectamos nenhuma tentativa de instalação de qualquer tipo de código malicioso nos dispositivos", comenta Luis Lubeck, especialista de Segurança da Informação da ESET América Latina.

Como se proteger do golpe

Abaixo, confira dicas para não cair neste e em outros golpes que circulam no WhatsApp :

  • Desconfie de promoções boas demais e que tragam senso de urgência, pois a maioria dos golpes aplica esta tática;
  • Olhe o link enviado antes de clicar e cheque se ele é o mesmo do canal oficial que diz ser. Criminosos têm o costume de trocar algumas letras para confundir os usuários. Carrefour, por exemplo, poderia virar Carref0ur em um golpe.
  • Pesquise nos canais oficiais ao invés de clicar no link. Neste caso, por exemplo, o recomendado seria acessar o site ou redes sociais oficiais do Carrefour para procurar a promoção.
  • Não passe seus dados pessoais se não tiver certeza da segurança de um site.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do  Carrefour esclareceu que toda e qualquer promoção da marca é divulgada em seus canais oficiais . Além disso, afirmou que trabalha com a conscientização de seus clientes e que busca derrubar site maliciosos que usam o nome da companhia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!