O jogo recém-lançado Cyberpunk 2077
, que vem enfrentando diversas polêmicas, ganhou uma versão falsa que sequestra dados das vítimas. A descoberta foi feita por Tatyana Shishkova, especialista em segurança da Kaspersky, empresa global de cibersegurança.
O jogo falso é, na verdade, um software malicioso que está sendo divulgado como uma versão beta (de testes) do game para Android . Quando a vítima faz o download do software, ele bloqueia os dados do dispositivo a fim de conseguir um resgate.
Esse tipo de software é conhecido como ransomware , e sequestra todos os dados do dispositivo invadido, colocando criptografia sobre eles. Para ter os arquivos de volta, a vítima precisa pagar um resgate, geralmente em criptomoedas , a cibercriminosos. No caso do golpe do Cyberpunk 2077 falso, os hackers pedem o pagamento de US$ 500.
"Daqui para frente, é importante que todos os jogadores tomem cuidado extra sobre onde devem baixar os jogos - especialmente, se estiver sendo oferecida uma ‘versão beta’ em uma nova plataforma. Os jogos sempre serão alvo popular para os criminosos", alerta Tatyana.
Além de estar atento a isso, existem outras dicas para se proteger de golpes
como esse:
- Sempre leia os termos dos aplicativos que utiliza e tenha cuidado com as permissões que você concede;
- Antes de baixar um aplicativo, confira se ele é do desenvolvedor oficial;
- Só baixe apps e jogos de lojas oficiais, como Google Play, para Android, e App Store, para iOS;
- Mantenha um antivírus instalado no seu smartphone.