Android coleta muitos dados de seus usuários
Unsplash/Denny Müller
Android coleta muitos dados de seus usuários

O sistema operacional Android , do Google , coleta 20 vezes mais dados dos usuários do que o iOS , da Apple . A revelação foi feita pelo pesquisador irlandês Douglas Leith, do Trinity College.

Douglas usou um iPhone 8 com iOS 13 e um Pixel 2 com Android 10 para realizar os testes. Ao analisar ambos os sistemas, ele percebeu que o Android envia 1 MB de dados simplesmente ao desligar o celular, enquanto o iOS envia 42 KB. Depois de 12 horas com o celular sem realizar nenhuma atividade, o sistema do Google ainda envia 1 MB aos servidores, enquanto o da Apple manda 52 KB.

A pesquisa ainda aponta que ambos os sistemas operacionais coletam uma grande quantidade de dados dos usuários, incluindo até ações triviais, como inserção e remoção de um cartão SIM. No que diz respeito aos aplicativos pré-instalados, a quantidade no Android é maior e, portanto, a coleta de dados também.

O Google rebateu a pesquisa, dizendo a metodologia utilizada pelo pesquisador é falha. "Identificamos falhas na metodologia do pesquisador para medir o volume de dados e discordamos das afirmações do artigo de que um dispositivo Android compartilha 20 vezes mais dados do que um iPhone. De acordo com nossa pesquisa, essas descobertas estão erradas por uma ordem de magnitude, e compartilhamos nossas preocupações metodológicas com o pesquisador antes da publicação", disse um porta-voz da gigante de tecnologia ao site Ars Technica.

“Esta pesquisa descreve amplamente como os smartphones funcionam. Os carros modernos enviam regularmente dados básicos sobre os componentes do veículo, seu status de segurança e horários de serviço para os fabricantes de automóveis, e os telefones celulares funcionam de maneiras muito semelhantes. Este relatório detalha essas comunicações, o que ajuda a garantir que o software iOS ou Android esteja atualizado, os serviços funcionem conforme o esperado e que o telefone esteja seguro e funcionando com eficiência”, continuou. Por enquanto, a Apple não se pronunciou sobre o assunto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!