Perfis da Sputnik V em redes sociais anunciam programa para seguidores de outros países serem vacinados na Rússia
José Carlos Cueto - BBC News Mundo
Perfis da Sputnik V em redes sociais anunciam programa para seguidores de outros países serem vacinados na Rússia

Os perfis no Facebook, Twitter e Instagram da vacina Sputnik V anunciaram nesta quinta-feira (1º) um programa que levará pessoas de outros países para serem imunizadas na Rússia , onde ela foi desenvolvida.

Os anúncios não dão detalhes sobre como se dará a escolha de quem será levado à Rússia para ser imunizado. Eles pedem apenas que os seguidores das páginas serão os "primeiros convidados" para serem vacinados quando o programa começar.

No Twitter, a Sputnik V fez um segundo post esclarecendo que não era uma piada de primeiro de abril.

"A missão do Sputnik V é salvar vidas e trazer de volta a normalidade para todos ao redor do mundo. É de suma importância para nós. Só para ficar claro, esta não foi uma piada do Dia da Mentira. Estamos trabalhando para iniciar este programa em julho", afirma o texto.

A Sputnik, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya , ocupa o segundo lugar entre as vacinas contra o coronavírus em todo o mundo em termos de número de aprovações emitidas por reguladores governamentais. São 59 países que reúnem uma população de 1,5 bilhão de pessoas.

No Brasil, será produzida pela farmacêutica União Química, que diz ter concluído na última terça-feira (30) o primeiro lote fabricado totalmente no país. A produção foi possível por causa da transferência tecnológica do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da Rússia para a empresa brasileira.

A empresa afirmou que esse primeiro lote será integralmente enviado à Rússia para validação do imunizante . Na sexta-feira da semana passada, a União Química entrou com o pedido para uso emergencial do imunizante na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O prazo de análise, que seria de sete dias, foi paralisado pela reguladora.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!