Presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fizeram a primeira ligação 5G da história brasileira
Marcos Corrêa/PR
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fizeram a primeira ligação 5G da história brasileira

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria , realizaram nesta sexta-feira (9) a primeira chamada de vídeo usando a quinta geração de telefonia móvel , o 5G ,  feita no Brasil. Bolsonaro estava no Palácio do Planalto, em Brasília, enquanto Fábio Faria estava em São Paulo, em um prédio da empresa Nokia.

De acordo com o Ministério das Comunicações , foi a primeira vez que dois terminais do chamado 5G standalone (ou "5G puro") foram conectados na América Latina. Segundo a pasta, o gabinete presidencial tem uma estrutura específica para a utilização dessa rede.

Na conversa, Bolsonaro afirmou que o 5G será utilizado para integrar as regiões :

"A 5G vem em boa hora, porque nós no Brasil precisamos cada vez mais integrar as regiões, em especial existe um deserto na região Norte e no nosso querido Nordeste. Com essa tecnologia, nós vamos avançar e muito".

Fábio Faria concordou e disse que a tecnologia permitirá acabar com o que chamou de "deserto digital":

"Nós iremos acabar com o deserto digital que temos no Brasil, como o senhor mencionou, nas regiões Norte e Nordeste principalmente. Nós temos hoje 45 milhões de brasileiros que não tem acesso a internet", disse.

leilão do 5G está previsto para julho. Nele, as operadoras de telefonia vão disputar o direito de operar as bandas de frequência nas cidades e começar a oferecer a tecnologia no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!