O Instagram anunciou que vai restringir o acesso a contas de usuários menores de 16 anos. A plataforma determinou que novas contas de usuários entre 13 e 15 anos tenham seus perfis configurados como privados automaticamente, o que significa que somente pessoas autorizadas pela conta poderão ver o conteúdo do titular. Os menores de 16 que já têm uma conta no Instagram receberão uma notificação abordado os benefícios de uma conta privada.
Segundo a plataforma, os jovens que desejarem poderão alterar a configuração da conta para torná-la pública. Mas, quando feito, o aplicativo enviará uma notificação destacando os benefícios da conta privada e explicando como alterar as configurações de privacidade.
A empresa reconheceu que muitos jovens e adolescentes são criadores de conteúdo na plataforma, o que pode fazer com que eles tomem a decisão de tornar seu perfil visível a qualquer usuário.
"Acreditamos que manter a conta privada é a escolha certa para os mais jovens, mas também reconhecemos que alguns jovens criadores querem optar por manter suas contas públicas para construir uma audiência e desenvolver sua base de seguidores", disse a empresa.
A atualização já está disponível em todo o mundo e, além dela, o Instagram está testando outros esforços nos Estados Unidos, Austrália, França, Reino Unido e Japão. Nesse caso, o objetivo é evitar que crianças e adolescentes recebam mensagens indesejadas no Direct ou comentários de pessoas que não conhecem. As medidas dificultam que contas de adultos potencialmente suspeitas encontrem jovens no Instagram.
Machine learning verificará idade real do usuário
O Instagram também anunciou que está tomando medidas para identificar a idade real das pessoas em seu aplicativo. A partir do uso de aprendizado de máquina, será possível reconhecer quando a interação de um adulto com um adolescente é inapropriada. E manter a configuração privada como padrão para adolescentes menores de 16 anos os ajuda a tornar seu conteúdo menos visível para os adultos.
Restrição de anúncios aos menores de 18 anos
A empresa também anunciou mudanças nas possibilidades de segmentação de anúncios aos menores de 18 anos. Dentro de algumas semanas, os anunciantes não poderão mais utilizar informações baseadas em interesses ou em atividades em outros aplicativos e sites. Só serão permitidos que os anunciantes segmentem anúncios para este público com base na idade, gênero e localização.
Segundo a empresa, essas mudanças serão globais e se aplicarão tanto ao Instagram quanto ao Facebook e Messenger. "Ouvimos de especialistas que os jovens podem não estar preparados para tomar essas decisões (de não ver anúncios com base em seus interesses ou em suas atividades). Concordamos com eles, e é por isso que estamos adotando uma abordagem mais cautelosa em como os anunciantes podem alcançar os jovens com os anúncios", disse a empresa.