Golpes digitais crescem na pandemia; confira 5 dicas para se proteger

Golpes em alta

Durante a pandemia de Covid-19, tem aumentado a incidência de fraudes digitais. A boa notícia é que algumas dicas bastante simples podem te ajudar a não se tornar uma vítima. A seguir, confira 5 conselhos de Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa especializada em mineração de dados.

Unsplash/Mika Baumeister

1. Não clique em links desconhecidos

Sempre que receber um link por mensagem ou e-mail, sobretudo se ele tiver o selo de "encaminhado com frequência", não clique. Ele pode ser uma isca para roubo de dados.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Desconfie de promoções boas demais

Se uma promoção for boa demais para ser verdade, provavelmente ela é mentira. O mesmo vale para mensagens urgentes. Nesses casos, acesse o canal oficial da empresa em questão ao invés de clicar em links recebidos.

Unsplash/Azamat E

3. Cuide dos seus dados bancários

Nunca passe suas informações pessoais e bancárias por telefone, mensagem ou WhatsApp. Se alguém se passar por um funcionário do seu banco, desligue e ligue nos canais oficiais da instituição.

Unsplash/NeONBRAND

4. Cuidado com cadastros online

Só realize cadastros em sites que você conhece e que têm boa reputação em sites como o ReclameAqui. Alguns sites falsos pedem cadastros para serviços falsos e acabam roubando dados.

Unsplash/Tobias Tullius

5. Proteja seu WhatsApp

Ative a autenticação de dois fatores no aplicativo para contar com proteção extra e não cair no golpe da clonagem.

Unsplash/AARN GIRI