Propaganda da Panasonic
Reprodução
Propaganda da Panasonic

A Panasonic parece estar usando imagens de bancos como Shutterstock e Getty Images para divulgar seus produtos nos Estados Unidos, fazendo alterações nelas. Recentemente, a marca usou uma foto de um homem negro e colocou o rosto de um homem branco sobre ele, alterando o tom de pele.

A descoberta foi feita pelo repórter Sean Hollister, do The Verge, que publicou as imagens comparando-as. No primeiro caso, a Panasonic fez pequenas alterações uma imagem do Shutterstock para divulgar seu novo fone de ouvido, não se dando ao trabalho de fotografar seus próprios dispositivos com pessoas reais.

Propaganda da Panasonic
Reprodução
Propaganda da Panasonic

Esta imagem é a primeira que aparece ao pesquisar por "Nerdy gamer" no Shutterstock, algo como "jogador nerd". Confira:

Busca por
Reprodução
Busca por "Nerdy gamer" no Shutterstock

Já o segundo caso é bem mais polêmico. As imagens a seguir parecem bem diferentes à primeira vista, mas é possível notar que se tratam da mesma fotografia. As mãos, pescoço, camiseta (incluindo todos os vincos), definição de braço e postura são exatamente os mesmos.

Aparentemente, a Panasonic apenas pegou a imagem disponível no Getty Images, colocou o rosto de um homem branco e trocou tom de pele, cor de camiseta e controle de videogame.

Propaganda da Panasonic
Reprodução
Propaganda da Panasonic


Imagem do Getty Images
Reprodução
Imagem do Getty Images

Além da pura similaridade, o repórter do The Verge olhou os dados da imagem da Panasonic e constatou que sua especificação dizia "Jovem afro-americano comendo pizza, bebendo cerveja e jogando videogame", mencionando o fotógrafo blackCAT, dono da imagem no Getty Images.

Procurada pelo portal norte-americano, a Panasonic excluiu as imagens e disse que está investigando o assunto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!