A Panasonic parece estar usando imagens de bancos como Shutterstock e Getty Images para divulgar seus produtos nos Estados Unidos, fazendo alterações nelas. Recentemente, a marca usou uma foto de um homem negro e colocou o rosto de um homem branco sobre ele, alterando o tom de pele.
A descoberta foi feita pelo repórter Sean Hollister, do The Verge, que publicou as imagens comparando-as. No primeiro caso, a Panasonic fez pequenas alterações uma imagem do Shutterstock para divulgar seu novo fone de ouvido, não se dando ao trabalho de fotografar seus próprios dispositivos com pessoas reais.
Esta imagem é a primeira que aparece ao pesquisar por "Nerdy gamer" no Shutterstock, algo como "jogador nerd". Confira:
Já o segundo caso é bem mais polêmico. As imagens a seguir parecem bem diferentes à primeira vista, mas é possível notar que se tratam da mesma fotografia. As mãos, pescoço, camiseta (incluindo todos os vincos), definição de braço e postura são exatamente os mesmos.
Aparentemente, a Panasonic apenas pegou a imagem disponível no Getty Images, colocou o rosto de um homem branco e trocou tom de pele, cor de camiseta e controle de videogame.
Além da pura similaridade, o repórter do The Verge olhou os dados da imagem da Panasonic e constatou que sua especificação dizia "Jovem afro-americano comendo pizza, bebendo cerveja e jogando videogame", mencionando o fotógrafo blackCAT, dono da imagem no Getty Images.
Procurada pelo portal norte-americano, a Panasonic excluiu as imagens e disse que está investigando o assunto.