Propaganda da Panasonic
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Propaganda da Panasonic

A Panasonic parece estar usando imagens de bancos como Shutterstock e Getty Images para divulgar seus produtos nos Estados Unidos, fazendo alterações nelas. Recentemente, a marca usou uma foto de um homem negro e colocou o rosto de um homem branco sobre ele, alterando o tom de pele.

A descoberta foi feita pelo repórter Sean Hollister, do The Verge, que publicou as imagens comparando-as. No primeiro caso, a Panasonic fez pequenas alterações uma imagem do Shutterstock para divulgar seu novo fone de ouvido, não se dando ao trabalho de fotografar seus próprios dispositivos com pessoas reais.

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Esta imagem é a primeira que aparece ao pesquisar por "Nerdy gamer" no Shutterstock, algo como "jogador nerd". Confira:

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Busca por "Nerdy gamer" no Shutterstock

Já o segundo caso é bem mais polêmico. As imagens a seguir parecem bem diferentes à primeira vista, mas é possível notar que se tratam da mesma fotografia. As mãos, pescoço, camiseta (incluindo todos os vincos), definição de braço e postura são exatamente os mesmos.

Aparentemente, a Panasonic apenas pegou a imagem disponível no Getty Images, colocou o rosto de um homem branco e trocou tom de pele, cor de camiseta e controle de videogame.

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Imagem do Getty Images
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Imagem do Getty Images

Além da pura similaridade, o repórter do The Verge olhou os dados da imagem da Panasonic e constatou que sua especificação dizia "Jovem afro-americano comendo pizza, bebendo cerveja e jogando videogame", mencionando o fotógrafo blackCAT, dono da imagem no Getty Images.

Procurada pelo portal norte-americano, a Panasonic excluiu as imagens e disse que está investigando o assunto.

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