Golpes no Instagram
A rede social está sendo cada vez mais utilizada por hackers, que aplicam os mais diferentes tipos de golpes. A empresa de cibersegurança ESET identificou as principais ameaças. Conheça-as a seguir e saiba como se proteger.
A rede social está sendo cada vez mais utilizada por hackers, que aplicam os mais diferentes tipos de golpes. A empresa de cibersegurança ESET identificou as principais ameaças. Conheça-as a seguir e saiba como se proteger.
O famoso golpe também está presente na rede social. Com ele, os cibercriminosos criam um senso de urgência se passando por uma empresa, órgão oficial ou outra pessoa. Nessa fraude, um link geralmente é enviado com o intuito de roubar dados ou instalar vírus no dispositivo. Para se proteger, é importante estar sempre com a atenção redobrada e não clicar em links suspeitos.
No Instagram, qualquer pessoa pode ter uma conta clonada, e não apenas famosos. Assim, os hackers se passam por alguém para tentar pedir dinheiro para seus amigos e seguidores. "A maneira mais rápida de verificar se você foi contatado por uma conta clonada é entrar em contato com essa pessoa por um método alternativo, como uma ligação telefônica. Para manter suas próprias contas seguras, é recomendado definir seu perfil como privado, bem como definir certos limites para quem você permite te seguir", aconselha Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.
Muitos cibercriminosos enviam mensagens diretas no Instagram oferecendo a verificação de contas na rede social - o famoso e cobiçado selo azul. Para isso, eles pedem o pagamento de uma taxa. Se a vítima paga, o serviço nunca é prestado e o dinheiro é roubado.
Esse tipo de fraude é bastante comum em aplicativos de relacionamento, mas não se restringe a eles. No Instagram, é comum que golpistas flertem com as vítimas por um tempo até conseguirem sua confiança. Feito isso, eles pedem dinheiro "emprestado" dando alguma desculpa, como pagar um tratamento médico ou comprar passagens para visitar a vítima. Nesse caso, nada disso era amor, era cilada!
Com tantas lojas usando o Instagram, há alguns golpistas entre elas. Por isso, antes de comprar pela rede social é sempre importante checar a reputação de uma loja, e sites como o ReclameAqui podem ajudar.
"O que podemos destacar como positivo sobre este cenário é que todas essas fraudes podem ser detectadas apenas mantendo uma dose saudável de dúvida e permanecendo alerta. Portanto, o melhor conselho é aquele que se repetiu inúmeras vezes: não confie cegamente e verifique sempre. Além disso, é importante contar com uma solução de segurança nos dispositivos e manter os sistemas atualizados", aconselha o especialista da ESET.