Após críticas, Facebook recua e adia projeto que cria Instagram para crianças

Decisão é tomada após críticas de especialistas. CEO do app diz que vai dialogar com pais e reguladores antes de levar ideia à frente

Facebook desistiu de criar Instagram para crianças
Foto: Ana Marques
Facebook desistiu de criar Instagram para crianças

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (27) que vai suspender a criação da versão "kids" do Instagram, voltada para crianças com menos de 13 anos – idade mínima para usar o app atualmente. A decisão vem depois de uma enxurrada de críticas de especialistas.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, escreveu no blog da rede social que desenvolver uma opção do app para crianças "é a coisa certa a se fazer" para dar mais controle aos responsáveis, mas que irá dialogar com pais, especialistas e reguladores antes de continuar.

"O Instagram e o Facebook vão reavaliar o projeto em uma nova data. Por enquanto, o Instagram vai continuar a focar na segurança dos adolescentes e avançar nos recursos que permitema supervisão dos pais", diz o texto.

A decisão foi anunciada semanas depois de reportagens do jornal americano "Wall Street Journal" revelarem documentos internos do Facebook, dono do Instagram, mostrando que a empresa sabia que o aplicativo causava danos a adolescentes.

A rede social teria conhecimento, por exemplo, que as postagens no app afetam a forma como adolescentes percebiam seus corpos, levando a obsessões por um padrão idealizado.  A companhia diz que a reportagem deixou de mostrar um outro lado da pesquisa, que indicava pontos positivos do aplicativo.

Mosseri defendeu que as crianças já estão na internet e que o "Instagram Kids" não seria uma forma de atrair novos usuários, embora a nova versão esteja sendo desenvolvida para crianças de 10 a 12 anos.