Google e Rio de Janeiro têm parceria
Unsplash/Kai Wenzel
Google e Rio de Janeiro têm parceria

O Google pretende se tornar uma empresa carbono zero até 2030 e, para isso, também tem criado ferramentas para auxiliar as escolhas dos usuários. Ainda neste ano, a empresa promete que os clientes poderão selecionar hotéis e passagens aéreas com base no grau de emissão de carbono, optar pelo trajeto que produza menor impacto ambiental e apoiar o crescimento da energia verde, como eólica e solar.

Além disso, o Google também trabalha junto a 500 cidades de todo o mundo para que consigam reduzir em 1 bilhão de toneladas as emissões de carbono, equivalente à emissão de mais de 1,02 bilhão de casas, segundo o CEO da empresa, Sundar Pichai. No Brasil, o Rio de Janeiro é uma das cidades parceiras.

Mobilidade urbana no Rio

As iniciativas que unem a big tech à inovação em cidades adiantam um projeto de otimização da temporização dos sinais de trânsito para mitigar a emissão de poluentes, e a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira escolhida para testar a solução.

A parceria com a CET-Rio, anunciada nesta quarta-feira (6), pretende estudar e prever condições de tráfego para, com inteligência artificial, garantir melhor operabilidade de abertura e fechamento de semáforos.

O projeto deve começar a funcionar na cidade nos próximos meses e, se mantiver os resultados beta iniciados em cidades de Israel, pode significar redução de 10% a 20% no consumo de combustível.

"O trânsito é um grande problema para os residentes, então vimos uma grande oportunidade não só de facilitar a circulação de pessoas, mas também reduzir a emissão de carbono pela eficiência do timing dos sinais de trânsito". explica o gerente sênior de produtos da área de Sustentabilidade da Google, Nick Zakrasek.

Transporte sustentável

No uso pessoal, a meta do Google é trazer uma operabilidade sustentável às ferramentas da rede, como o buscador e o Google Maps, que oferecem modalidades mais "verdes" para férias, carros e até trajetos rotineiros.

A plataforma pretende expandir os serviços para visualizar estações de bicicletas compartilhadas, já em funcionamento no Rio de Janeiro e em São Paulo desde 2020, e em Recife, em 2021, por parceria com a Tembici/Itaú

A partir desta quarta, americanos podem usar a ferramenta de geolocalização para encontrar rotas igualmente rápidas e com baixa emissão de carbono. Entretanto, esse recurso ainda não há previsão de chegar ao Brasil.

Na aba de compras, o Google também afirma que, a partir desta quarta, vai dar destaque para veículos sustentáveis, como carros elétricos ou híbridos, e mostrar espaços de carregamento dos carros elétricos.

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Se o potencial comprador estiver interessado em um modelo movido a combustível, a plataforma vai mostrar o comparativo com um carro elétrico, em quantidade média de gasto de energia por ano.

Incentivo à energia renovável

A escolha por uma energia de fontes renováveis também deve chegar às casas nos Estados Unidos ainda em 2021.

O Nest Renew é um novo dispositivo da empresa que, acoplado ao sistema de termostato do Google, permite escolher que a casa seja abastecida por energia coletada de fontes renováveis, e priorizar o uso para funções como aquecer e resfriar ambientes para momentos em que a energia está mais barata.

O modelo funciona da seguinte forma: o Google, através de parcerias com empresas, consegue criar uma grade de abastecimento de energia, que mistura fontes sustentáveis e poluentes. Quanto mais pessoas usarem o Renew, maior a capacidade da empresa em impulsionar a produção de energias renováveis, como solar e eólica.

Conforme conseguir atingir metas de consumo de energia renovável, o usuário consegue ajudar na promoção de ONGs que atuam na produção através de fontes não poluentes, sobretudo negócios comunitários e locais.

Há ainda o serviço premium, com mensalidade de US$ 10 nos Estados Unidos, em que o usuário adquire créditos de energia renovável do portfólio produzido pelo Google.

Repensar o lazer

A retomada das atividades de turismo no pós-pandemia levou a empresa a atentar aos consumidores as opções menos poluentes, a começar pelas passagens aéreas.

Ao procurar o valor de trechos no Google, o usuário vai poder visualizar o peso da viagem para o meio ambiente. Por exemplo, se quiser viajar de São Paulo para Madri, além do valor da passagem, também pode visualizar quantas toneladas de carbono são emitidas, e assim escolher a opção mais sustentável.

A escolha de hotéis também pode passar pelo crivo ambiental, já que serão oferecidas informações sobre ações em prol do meio ambiente adotadas pelas empresas. Uma das parceiras da Google na iniciativa é a rede Hilton, uma das maiores do mundo no setor.

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