E-mail falso do WhatsApp pode roubar senha do banco; saiba se proteger

Novo golpe

Golpistas enviam e-mails para usuários do WhatsApp se fingindo passar pelo mensageiro para aplicar um golpe. De acordo com a empresa de cibersegurança ESET, a mensagem finge ser do aplicativo e envia um link para que o usuário supostamente baixe seu histórico de conversas.

Reprodução/OSI

Parece real, mas é fraude

Ao clicar no link, porém, a vítima faz o download de um trojan bancário, sistema malicioso capaz de roubar credenciais bancárias. O vírus, chamado Grandoreiro, é capaz de criar pop-ups falsos de bancos para que a vítima passe login e senha. Isso pode gerar grandes prejuízos financeiros às vítimas, por isso, não clique!

Unsplash/Markus Spiske

Trojan está espalhado

O software em questão é comum em vários países, inclusive o Brasil. O que muda é a forma como ele é distribuído para os dispositivos. Por enquanto, o golpe do e-mail que finge ser do WhatsApp foi detectado na Espanha, mas é importante manter a atenção.

Unsplash/AARN GIRI

Como se proteger

Para não cair nesse golpe, é necessário dobrar a atenção. "Não podemos descartar a possibilidade de que essa mesma estratégia não seja utilizada posteriormente em campanhas que visem países latino-americanos, por isso é importante se informar sobre esses tipos de campanhas para evitar cair na armadilha caso receba um e-mail com essas características”, alerta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de segurança da ESET América Latina.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Outras fraudes

Além do e-mail falso do WhatsApp, esse golpe que usa uma isca para atrair usuários, chamado de phishing, é bastante comum. Abaixo, confira algumas dicas para se proteger.

Unsplash/Mika Baumeister