Instagram, WhatsApp e Facebook voltam ao normal após nova instabilidade

Redes ficaram duas horas com problemas para parte dos usuários nesta sexta-feira (8)

Redes sociais do Facebook enfrentaram duas horas de instabilidade nesta sexta-feira (8)
Foto: Ana Marques
Redes sociais do Facebook enfrentaram duas horas de instabilidade nesta sexta-feira (8)

Pela segunda vez nesta semana, Instagram, WhatsApp e Facebook apresentaram instabilidade nesta sexta-feira (8) . Menos grave que a queda geral da segunda-feira (4) , o problema desta sexta atingiu apenas parte dos usuários e durou cerca de duas horas.

No Twitter e em sites de reclamações de instabilidades na web, usuários relataram problemas no Instagram, primeiramente, e depois também no Facebook e no WhatsApp, as outras redes do grupo de Mark Zuckerberg.

A instabilidade chegou a ser reconhecida pelo Facebook, que se desculpou com usuários por meio do Twitter. As reclamações começaram por volta das 16h pelo horário de Brasília, e às 18h00 o Facebook anunciou a volta ao normal dos serviços.

A rede mais atingida nesta sexta foi o Instagram, embora mesmo por lá o problema tenha sido parcial. A redação do iG testou e a maior parte dos usuários não foi atingida. No WhatsApp e no Facebook, as queixas citavam demora no envio e recebimento de mensagens e congelamento do feed de notícias, respectivamente.

"Sinceras desculpas a todos que não conseguiram acessar nossos produtos nas últimas horas. Corrigimos o problema e tudo deve voltar ao normal agora", publicou a conta oficial do Facebook no Twitter às 18h00.

Até o momento, o grupo Facebook não se manifestou sobre o que teria motivado a segunda instabilidade da semana.

** Gabriel Guedes é editor de Brasil Econômico e Tecnologia do iG. Começou no Portal como estagiário, na semana do primeiro turno das eleições de 2018. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem passagem pela Rádio Gazeta Online, antiga Gazeta AM.