"Metaverso é a próxima geração da internet", diz Mark Zuckerberg

CEO do Facebook explicou como vai funcionar o universo digital que a empresa está criando

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, deu mais detalhes sobre a criação do metaverso nesta quinta-feira (28). Durante apresentação na conferência Connect 2021, o executivo fez uma demonstração do ambiente virtual.

Para Zuckerberg, o metaverso nada mais é do que "a próxima geração da internet". Na demonstração, avatares das pessoas interagiram em um ambiente completamente virtual, que conta com jogos, filmes, festas, lojas, reuniões e muito mais.

"Você realmente vai sentir como se estivesse lá com outras pessoas", disse Zuckerberg, acrescentando que será possível "trazer qualquer coisa do mundo real para o metaverso".

No metaverso, hologramas, realidade virtual e realidade aumentada serão comuns. "Haverá novos jeitos muito mais naturais de interagir com dispositivos", definiu Zuckerberg.

Esse universo digital pode parecer ficção científica por enquanto mas, de acordo com o CEO do Faceook, em cinco ou 10 anos, o metaverso será convencional.

O que já existe?

Atualmente, o Facebook trabalha na plataforma Horizon, que está em fase beta (de testes). Nesse universo digital, há o Horizon Home, que é a casa virtual de cada usuário, e os Horizon Worlds, espaços virtuais nos quais qualquer um pode criar mundos, jogos e experiências.

De acordo com Zuckerberg, o papel do Facebook é criar plataformas e ferramentas para que desenvolvedores criem esses mundos digitais. "São os criadores e desenvolvedores que vão criar o metaverso", disse ele.