Leilão do 5G vai trazer internet mais rápida; veja 5 coisas que a tecnologia pode mudar na sua vida

Leilão do 5G

O leilão do 5G foi iniciado na manhã desta quinta-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas, afinal, como a nova geração da internet pode afetar sua vida? Confira 5 pontos a seguir.

Unsplash/Jakub Pabis

1. Você vai precisar de um celular novo e turbinado

Quando as operadoras lançarem o 5G comercialmente, o que ainda pode levar alguns anos dependendo da localidade, o consumidor vai precisar comprar um novo aparelho que seja compatível com a nova tecnologia.

Unsplash/Azamat E

2. A conexão será muito mais veloz

O 5G vai permitir velocidade móvel de até 1 giga por segundo. Em teoria, isso significa uma internet cem vezes mais rápida que o atual 4G. Mas, na média dos países da Europa e nos Estados Unidos, a quinta geração de telefonia têm permitido velocidade entre 30 e 50 vezes maior que o 4G atual. Na prática, vídeos, chamadas e games ficarão mais rápidos, trazendo uma experiência melhor.

Unsplash/NeONBRAND

3. Surgirão novos serviços ultraconectados

Além de games e filmes, o 5G vai favorecer possibilidades de novas experiências digitais, como realidade virtual e aumentada. Para isso, estão sendo aprimorados produtos e equipamentos, como óculos que permitem experiências imersivas. É o que gigantes de tecnologia globais como Facebook e Microsoft pretendem concretizar no chamado metaverso.

Unsplash/Onur Binay

4. Da geladeira ao tênis, objetos ficarão 'on'

O 5G vai permitir acelerar o desenvolvimento de novas indústrias no campo da chamada internet das coisas (IoT) e promete mudar a relação das pessoas com bens de consumo.

Unsplash/BENCE BOROS

5. Indústria e campos mais conectados

Uma das faixas que serão licitadas pela Anatel no leilão do 5G será a de 26GHz. Segundo os especialistas, essa faixa é voltada para a construção de redes privativas para a indústria. O 5G vai permitir automatizar ainda mais processos fabris, industriais e agrícolas. Isso significa que a nova tecnologia pode afetar negócios e empregos.

Unsplash/Jenny Ueberberg

É para já?

Mesmo com o leilão, o 5G ainda deve levar anos para chegar a todo o Brasil. Confira abaixo se já está na hora de comprar um celular compatível com a rede.

Unsplash/Azamat E