Black Friday: saiba como escolher um notebook em cinco passos simples

Notebook novo na Black Friday

Se você pretende aproveitar o período de promoções para comprar um notebook novo, confira a seguir como avaliar as especificações de cada modelo. Vale lembrar que existem notebooks nos mais variados preços, desde R$ 1,5 mil a mais de R$ 20 mil, então a análise vai depender do gosto e do uso de cada pessoa - e, é claro, do quanto pretende gastar.

Divulgação

1. Analise o processador

Um dos principais itens para observar em um notebook é seu processador. A não ser que você vá comprar um modelo da Apple, a marca utilizada pela maior parte das fabricantes é a Intel, que produz os processadores da linha Intel Core. Nela, existem o Core i3, i5, i7 e i9. Os números que acompanham a letra ‘i’ representam níveis de quantidades de recursos. Quanto maior o número, mais recursos possui o processador - ou seja, seu desempenho é melhor.

Unsplash

1. Analise o processador

Além disso, existem as gerações dos processadores. Um Intel Core i7 pode ser de 6ª, 7ª ou 8ª geração, por exemplo. Quanto mais alta a geração, mais recente é o modelo de processador. Isso significa que ele recebeu mais atualizações e tem acesso a mais novidades. Por isso, os dois itens devem ser avaliados em conjunto.

Unsplash

2. Se atente à memória RAM

Assim como nos celulares, quem ajuda o processador no desempenho do notebook é a sua memória RAM. Esta especificação é mais fácil de analisar: quanto mais gigabytes, melhor.

Divulgação

3. Observe o armazenamento

Se você não tem o costume de utilizar serviços na nuvem ou dispositivos externos e demanda muita memória do seu computador, é importante escolher um que tenha grande capacidade de armazenamento - quanto mais gigabytes (GB) ou terabytes (TB), melhor.

Unsplash/Romain V

4. Escolha entre HD e SSD

Se você preza por um notebook mais rápido e sem travamentos, vale a pena investir em um que armazene em SSD ao invés de HD. Isso porque a forma de arquivar é diferente nas duas peças, fazendo com que o SSD encontre arquivos mais rapidamente. Apesar disso, dispositivos com SSD tendem a ter menos espaço.

Unsplash/Dhaval Parmar

5. Observe os demais recursos

A depender do seu gosto e uso, vale a pena ficar atento ao tamanho e resolução da tela, bateria, peso, presença de tela giratória e entradas que o modelo possui. Além disso, se você costuma editar vídeos ou jogar games pesados, por exemplo, considere investir em um notebook com placa de vídeo dedicada, peça responsável pelo processamento gráfico, lendo e exibindo imagens na tela.

Unsplash/Bench Accounting

Dica extra: lembre-se de observar o seu uso

Se você só utiliza o notebook para tarefas simples, não há motivo para investir em processadores e recursos topo de linha. Por outro lado, se você joga muito ou realiza atividades mais "pesadas", um notebook mais básico não será suficiente. Por isso, sabendo o que significa cada uma das especificações, o mais importante é levar seu uso diário em consideração para escolher o modelo ideal.

Reprodução

Escolheu? Hora de comparar os preços

Com o notebook escolhido, é hora de aproveitar a Black Friday para encontrar o melhor preço possível para ele. Sites como Zoom e Buscapé podem ajudar nessa pesquisa. Se quiser saber como escolher um celular, confira as dicas abaixo.

shutterstock