Algoritmo do TikTok é feito para te prender
Bruno Ignacio
Algoritmo do TikTok é feito para te prender

Existem quatro objetivos principais para o algoritmo do TikTok: “valor do usuário”, “valor do usuário de longo prazo”, “valor do criador” e “valor da plataforma”. A lista consta de um documento intitulado “TikTok Algo 101,” produzido pela equipe de engenharia do TikTok em Pequim.

O teor tem caráter revelador sobre como o mais bem-sucedido aplicativo de vídeos construiu um produto tão divertido e, na visão de alguns, viciante.

Uma porta-voz da empresa, Hilary McQuaide, confirmou a autenticidade do texto e disse que ele foi escrito para explicar aos funcionários não especializados como o algoritmo funciona.

O documento oferece um novo nível de detalhes sobre o aplicativo, fornecendo revelações tanto do ponto de vista matemático quanto do entendimento da empresa sobre a natureza humana que ajudam a explicar por que é tão difícil deixar de usá-lo.

O documento também revela detalhes da conexão da empresa com sua controladora chinesa, a ByteDance, no momento em que o Departamento de Comércio dos EUA prepara um relatório que avalia se o TikTok representa um risco de segurança aos Estados Unidos.

O TikTok compartilhou publicamente as linhas gerais de seu sistema de recomendação, dizendo que ele leva em consideração fatores que incluem curtidas e comentários, bem como informações de vídeo como legendas, sons e hashtags.

Já o documento mostra que para alcançar a meta de acréscimo diário de usuários, utiliza dois parâmetros: retenção e tempo gasto. O aplicativo quer manter o usuário o máximo de tempo possível por lá.

Para Guillaume Chaslot, fundador do grupo Algo Transparency, sediado em Paris, o sistema indica que o tempo gasto é fator chave. Segundo ele, o algoritmo tenta fazer com que as pessoas fiquem viciadas, no lugar de dar o que elas realmente querem. O grupo estudou o sistema de recomendações do YouTube.

O documento oferece uma equação aproximada de como os vídeos são pontuados, em que uma previsão impulsionada pelo aprendizado de máquina e o comportamento real do usuário são somados para cada um dos três parâmetros: curtidas, comentários e tempo de reprodução, bem como uma indicação de que o vídeo foi exibido.

Alguns analistas americanos veem o TikTok como uma ameaça profunda; outros veem a preocupação como um tipo de pânico sem noção.

Algo como o temor que americanos próximos da meia-idade sentiram quando seus pais os alertaram para o risco de nunca conseguir trabalho caso postassem detalhes de suas vidas nas redes sociais. Afinal, muitos outros produtos, de redes sociais a bancos e cartões de crédito, coletam dados ainda mais precisos a respeito de seus usuários.

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