Entre sexta-feira e domingo, moradores do Principado de Andorra tiveram seu acesso à internet prejudicado, quando não inteiramente cortado, por conta de um ciberataque direcionado a streamers que participavam de uma competição internacional, inspirada na série Round Six, dentro do game Minecraft. Segundo relatos, alguns usuários chegaram a ficar sem conseguir acessar a internet por cerca de 1h30. Não há uma estimativa para quantas pessoas foram afetadas pelo ataque.
A Andorra Telecom, a estatal que é a única provedora de internet do microestado, confirmou que os ataques miravam residentes que disputavam o torneio. Ainda de acordo com a empresa, os ataques afetaram apenas aqueles usuários que precisavam de maior banda-larga no momento.
A Andorra Telecom denunciou o caso a polícia, que deverá iniciar uma investigação sobre o episódio.
"Muitos youtubers moram legalmente no país há anos. Alguns meses atrás eles começaram a receber ataques nas redes sociais e até em programas de televisão. Pode ser que esse ataque tenha vindo de um hater", disse Carles Casadevall, porta-voz da Andorra Telecom, ao jornal catalão "BonDia".
De acordo com a empresa, a ação foi premeditada e se caracteriza como um ataque do tipo DDoS, em que se sobrecarregam os servidores de modo a bloquear o acesso a eles. Teria sido o maior ataque do tipo já ocorrido no país de 77 mil habitantes.
Todos os participantes da competição residentes em Andorra acabaram eliminados da disputa após sucessivas quedas na conexão.
No torneio, que acontece dentro do espaço virtual do game Minecraft, os competidores tomam parte em desafios semelhantes aos vistos no seriado. Assim como no programa da Netflix, há um prêmio em dinheiro para o vencedor da competição. Quem for o último sobrevivente do Twitch Rivals, que deve chegar ao final nesta terça-feira, receberá U$ 100 mil, cerca de R$ 550 mil. Participavam da disputa cerca de 150 streamers europeus.