Se você usa senhas com essas características, é hora de trocar

Cuidado com suas senhas

As senhas são a primeira linha de defesa para proteger seus dados na internet, por isso é tão importante ter códigos fortes. Alguns erros, porém, são bastante comuns e fáceis de serem evitados. A seguir, confira 5 características que deixam suas senhas mais fracas, de acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky.

shutterstock

1. Usar a mesma senha em mais de uma conta

Esse erro bastante comum pode ser perigoso porque se um hacker descobrir apenas uma senha sua, ele consegue acessar vários serviços. A Kaspersky recomenda que cada plataforma tenha uma senha totalmente única, e não apenas com pequenas variações que podem ser previsíveis.

shutterstock

2. Não trocar as senhas com frequência

O ideal é que as senhas sejam trocadas a cada 90 dias para evitar que elas sejam descobertas em vazamentos de dados.

shutterstock

3. Usar informações pessoais nas senhas

Usar data de aniversário, nome de pet, de familiares ou de time de futebol não é uma boa ideia. Essas senhas são fáceis de adivinhar, assim como sequências numéricas e do teclado.

shutterstock

4. Não trocar senhas após vazamento de dados

Se você souber que algum serviço que você utiliza teve dados vazados, é fundamental trocar sua senha desta plataforma e de outras nas quais você eventualmente utiliza o mesmo código ou outro similar.

Unsplash/Markus Spiske

5. Salvar senhas no computador ou no navegador

Senhas salvas no navegador ou no computador podem ser comprometidas em caso de invasão do dispositivo. Na dúvida, vale a pena excluir todas as credenciais salvas e criar novas.

shutterstock

Saiba como criar uma senha forte em quatro passos simples

Unsplash/Franck