Twitter testa detector de brigas no Brasil e lança botão "não curti"

Novidades da rede social foram anunciadas para tentar reduzir a disseminação de discurso de ódio

Twitter testa novas ferramentas
Foto: Unsplash
Twitter testa novas ferramentas

O Twitter começou a testar, na quinta-feira (3), um recurso no Brasil que tenta diminuir a circulação de discurso de ódio. Agora, usuários que tentarem publicar respostas com linguagem ofensiva, como insultos, receberão um alerta para revisarem a publicação.

Neste primeiro momento, a ferramenta está em fase de testes e, portanto, ficará disponível apenas para um número restrito de usuários brasileiros. A novidade está presente tanto no aplicativo para Android quanto para iOS.

Foto: Divulgação/Twitter
Nova ferramenta para revisar respostas no Twitter

A ferramenta já foi testada nos Estados Unidos e, de acordo com o Twitter, o resultado foi positivo. Por lá, mais de 30% dos alertas resultaram em publicações revisadas ou deletadas.

Não gostei

Além do recurso de revisão de respostas, o Twitter anunciou nesta sexta-feira (4) uma nova ferramenta, desta vez valendo para o mundo todo. Em breve, usuários poderão votar de forma negativa respostas em uma publicação, como uma espécie de "dislike".

A contagem de votos negativos não é pública, o que poderia incitar ainda mais comportamentos prejudiciais na rede social. Ao contrário disso, os dados são utilizados pelo próprio Twitter para ajustar seu algoritmo, mostrando menos respostas ofensivas aos usuários.