Golpes crescem nas redes sociais; veja 6 dicas para se proteger

Golpes nas redes sociais

Ultimamente, novas fraudes têm surgido nas redes sociais, com cibercriminosos sequestrando perfis e fazendo vítimas. A seguir, confira seis dicas de Laura Tyrell, chefe de RP da empresa de cibersegurança NordVPN, para proteger as suas contas.

Unsplash/Kate Torline

1. Ative a verificação em duas etapas

Todas as grandes redes sociais possuem a opção de autenticação em duas etapas, que dá uma camada extra de segurança para as contas.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Fique de olho em ações suspeitas

Se tiver dificuldade em fazer login em determinada rede social ou se receber avisos de logins que não foram feitos por você, entre em contato com a plataforma nos canais oficiais.

Unsplash/Rob Hampson

3. Não utilize Wi-Fi público

Na hora de acessar suas redes sociais, utilize seu Wi-Fi privado ou seus dados móveis, mas evite utilizar redes públicas, que podem ser mais facilmente invadidas.

Unsplash/Laura Chouette

4. Não acesse suas redes sociais em computadores de terceiros

Cuidado ao inserir suas credenciais em computadores públicos ou de pessoas que você não confia.

Unsplash/Christin Hume

5. Cuidado com links falsos

Golpistas costumam roubar credenciais de redes sociais em campanhas de phishing, ou seja, quando eles enviam links falsos por e-mail, WhatsApp ou SMS para roubar dados das vítimas. Fique sempre atento e não clique em links suspeitos.

Unsplash/Chris Yang

6. Use senhas fortes

Mantenha senhas fortes em suas redes sociais. Além disso, cada senha deve ser única, ou seja, não utilize a mesma credencial em várias redes. A seguir, veja dicas de como criar uma senha forte.

Unsplash/Franck