Sem Google Maps na Ucrânia: relembre brigas políticas que o app se envolveu

Google Maps fora da Ucrânia

Logo depois da invasão da Rússia à Ucrânia, Google e Apple desativaram recursos importantes de seus aplicativos de mapa na Ucrânia. Esta, porém, não é a primeira vez que as gigantes se envolvem em brigas geopolíticas.

Unsplash

Por que o Maps está fora da Ucrânia?

Google e Apple desativaram recursos relacionados a dados de tráfego em tempo real. A preocupação era de que as informações ao vivo de quais ruas e locais estavam mais cheios poderiam criar riscos de segurança aos cidadãos ucranianos.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Geopolítica e os mapas digitais

Esse é um exemplo de como as gigantes de tecnologia não conseguem fugir de assuntos geopolíticos quando o assunto são os mapas digitais. No passado, Google e Apple já se envolveram em outras questões.

Unsplash/Azamat E

Google Maps e as polêmicas

O Google Maps já foi o centro de polêmicas em diversos momentos, como quando se referiu a Taiwan como uma "província da China" ou quando reconheceu controversamente a Crimeia como um território russo após uma invasão decretada por Vladimir Putin. Polêmicas envolvendo a faixa de Gaza, que tem as imagens borradas, e o Estado da Palestina, que não aparece com esse nome, também já aconteceram.

Ana Marques

Como os territórios são definidos

Depois de muitas polêmicas, atualmente Google e Apple optaram por seguir a percepção local sobre áreas polêmicas. Um exemplo é o Paquistão e a Índia: dependendo de onde o usuário estiver, ele vai encontrar fronteiras diferentes com base nas visões regionais da disputa.

Unsplash

Google interrompe todas as vendas de anúncios na Rússia

Unsplash/Kai Wenzel