Como aumentar a vida útil do seu computador? Confira 5 dicas

Cuidados básicos com o computador

Para que seu computador ou notebook tenha uma vida útil mais longa, alguns cuidados básicos devem ser tomados. A seguir, confira 5 dicas de Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil.

Unsplash/Romain V

1. Evite o uso de notebooks em superfícies inapropriadas

Apoiar o notebook no colo, na cama ou no cobertor pode obstruir as entradas e saídas de ar, causando superaquecimento da máquina. "É recomendável que o aparelho esteja sempre posicionado em superfícies planas e duras", orienta Camilo.

Unsplash/Annie Spratt

2. Limpe regularmente o computador

Embora seja aconselhável limpar o computador com frequência, é importante que isso seja feito da forma correta. Para isso, desligue o notebook e o tire da tomada, use um pano macio e não utilize produtos que não são próprios para dispositivos eletrônicos.

Unsplash/Dhaval Parmar

3. Mantenha seu antivírus atualizado

"O antivírus pode detectar a maioria dos vírus, destruí-los e, em grande parte dos casos, reparar o dano causado", afirma Camilo.

Unsplash/Mika Baumeister

4. Faça backups com frequência

“Para as pessoas que raramente usam o computador, fazer uma cópia de segurança mensalmente é o suficiente. Entretanto, para quem utiliza a máquina para trabalhar ou estudar, todos os dias, é aconselhável a realização de backups, pelo menos, semanais. Além de fazer o backup físico, num HD, por exemplo, os usuários têm a opção de salvar na nuvem, que é até mais seguro”, afirma Camilo.

Unsplash/Bench Accounting

5. Atualize os programas sempre

O ideal, afirma Camilo, é realizar as atualizações assim que for notificado, já que elas costumam trazer correções a problemas de segurança.

Bruno Gall De Blasi

Notebook gamer é só para gamer? Saiba para que mais ele pode ser usado

Unsplash/Dhaval Parmar