O Uber anunciou nesta segunda-feira (24) que irá introduzir um recurso a mais para segurança dos motoristas em corridas de passageiros que pagam em dinheiro, o USelfie. A medida obriga os clientes que não têm meios de pagamentos cadastrados na plataforma a fotografarem o rosto antes das corridas. A informação é do jornal Estadão.
A foto será armazenada nos servidores da companhia para ficar à disposição das autoridades caso necessário. O motorista não terá acesso à fotografia, informou o Uber.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Na fase piloto, a foto será solicitada apenas para alguns usuários. A hipótese de usar biometria está descartada.
O USelfie será somado à checagem do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de RG e CNH
"Nossa intenção é continuar melhorando em segurança sempre. É um processo sem fim que nós estaremos sempre trabalhando para usar a tecnologia em nosso favor para garantir um uso seguro do aplicativo", afirmou ao Estadão Silvia Penna, diretora geral do Uber.
Uma novidade no radar da empresa é o comprovante de status da viagem para motoristas e entregadores, que permite aos motoristas e entregadores a possibilidade de comprovar que estão realizando uma viagem para terceiro dentro do aplicativo em caso de blitz e em casos de entregas ou viagens em condomínios.
Recentemente a empresa incluiu a integração do 190 ao aplicativo por meio do botão "ligar para a polícia".
Outra medida de segurança implementada foi a identificação ao motorista do destino final da viagem, além do valor e os dados de quem solicitou.
Também existe o botão Checagem de Segurança, lançado no final de abril, que permite ao usuário ver suas ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens, como a opção de compartilhar sua localização em tempo real com seus contatos.