Victor Hespanha vai ao espaço neste sábado
Reprodução/redes sociais
Victor Hespanha vai ao espaço neste sábado

Neste sábado (4), o  brasileiro Victor Hespanha vai ao espaço com a empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos. Depois de ver a Terra de cima, Hespanha se tornará o segundo brasileiro a ter ido ao espaço, se juntando ao astronauta profissional Marcos Pontes, e o primeiro a cumprir o feito de forma turística.

Em entrevista ao portal iG três dias antes da viagem, Hespanha disse que estava "muito animado e ansioso". "Ainda estou absorvendo tudo o que está acontecendo na minha vida. Tenho certeza de que sou um cara muito sortudo e abençoado por essa chance", afirmou.

A viagem foi uma surpresa para o mineiro de 28 anos. Isso porque, diferente das pessoas que pagam milhões de dólares para irem ao espaço,  Hespanha foi sorteado para a jornada pela empresa Crypto Space Agency, da qual se tornou membro ao investir em NFTs. "Pensar que sou um cara comum que está indo para o espaço é muito louco", comentou.

Atraso no voo

Neste sábado, às 10h (horário de Brasília), Hespanha embarca a bordo do foguete New Shepard com outras cinco pessoas. Além do brasileiro, que é engenheiro de produção, a tripulação inclui Evan Dick, investidor e astronauta, Katya Echazarreta, engenheira elétrica e ex-chefe de testes da NASA, Hamish Harding, piloto de jato executivo e presidente da Action Aviation, Jaison Robinson, cofundador da Dream Variation Ventures, e Victor Vescovo, cofundador da Insight Equity.

Tripulação que irá ao espaço neste sábado
Reprodução/redes sociais
Tripulação que irá ao espaço neste sábado

Inicialmente, a missão deveria ter sido lançada no dia 20 de maio, mas atrasou por problemas técnicos. "Durante nossas verificações finais do veículo, observamos que um dos sistemas de backup do New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho", informou a Blue Origin, na ocasião.

O ocorrido não fez Hespanha temer a viagem ao espaço, muito pelo contrário. "Durante o primeiro treinamento fiquei muito tranquilo e certo do compromisso da Blue Origin em manter todos os protocolos e detalhes em ordem para que o lançamento ocorra de maneira perfeita. Inclusive é um procedimento normal em viagens espaciais ter que realizar ajustes técnicos como o que foi realizado", disse ele.

O lançamento deste sábado acontecerá no Texas, nos Estados Unidos, e a viagem turística completa deve levar cerca de 11 minutos. Confira mais detalhes sobre o voo aqui. [ADICIONAR LINK DA OUTRA MATÉRIA]

Preparação para se tornar astronauta

Hespanha já tinha ido para o Texas na semana que antecedeu a data inicial da viagem para realizar alguns treinamentos. Como o voo foi adiado, ele voltou a Belo Horizonte, onde mora, e, na última semana, foi novamente ao Texas para realizar os treinamentos pré-voo nas instalações da Blue Origin.

Acompanhado da esposa Marcella Hespanha, o mais novo astronauta brasileiro tem compartilhado nas redes sociais o dia a dia dos treinamentos na Vila dos Astronautas da Blue Origin.

Para ele, está sendo uma experiência nova poder compartilhar os conteúdos, inspirando outras pessoas. Hespanha acredita que, no futuro, as viagens espaciais serão acessíveis a todos, não só aos bilionários.

"É um privilégio enorme ser o segundo brasileiro a ir ao espaço e quero que essa oportunidade seja uma inspiração para o maior número de pessoas, em especial para crianças", disse.

Veja a transmissão do voo


** Dimítria Coutinho atua cobrindo tecnologia há cinco anos, se dedicando também a assuntos econômicos. Antes de trabalhar no iG, era repórter do Ada, um portal de tecnologia voltado para o público feminino. É jornalista formada pela Universidade de São Paulo com passagem pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!