O Instagram lançou nesta segunda-feira (6) uma atualização da ferramenta que controla conteúdos sensíveis. Agora, além de filtrar publicações sugeridas na aba Explorar, o recurso vai interferir também em conteúdos na busca, no Reels, em hashtags e em sugestões no próprio feed.
Os usuários receberão a atualização nas próximas semanas. De acordo com o Instagram, conteúdo sensível é aquele que não viola as regras, mas também não é recomendado pela plataforma, como violência, drogas farmacêuticas, fumo e conteúdos sexuais.
Com o novo recurso, usuários podem escolher se querem ver, ou não, conteúdos desse tipo. Quando a ferramenta foi lançada no ano passado - até então apenas na aba Explorar - ela gerou bastante polêmica.
Produtores de conteúdo reclamaram , na ocasião, que tiveram o alcance de suas publicações reduzido após o filtro ser lançado. Isso porque o algoritmo não definiria muito bem o que é conteúdo sensível, bloqueando também o acesso a publicações, por exemplo, de artistas que retratam a nudez ou de tatuadores que postam fotos com muita pele à mostra.
Como controlar conteúdo sensível no seu perfil
O Instagram disponibiliza três opções: ver qualquer tipo de conteúdo sensível, limitar um pouco ou limitar tudo. Por padrão, os usuários estão na categoria mediada, mas é possível escolher entre qualquer uma delas. Para isso:
- Vá no menu de três pontos no seu perfil;
- Toque em "Configurações";
- Vá em "Conta";
- Clique em "Controle de conteúdo sensível".
- Escolha uma das opções e clique em "Ok".