A Meta anunciou nesta terça-feira (14) que está expandindo as ferramentas de controle parental no Instagram. Além disso, adolescentes serão avisados quando estiverem há muito tempo navegando pela rede social.
Agora, pais e responsáveis poderão enviar convites para adolescentes a fim de monitorar suas contas - antes, apenas o inverso era permitido. Além disso, os adultos poderão limitar o tempo de uso do Instagram pelos adolescentes, além de ver mais informações toda vez que o jovem em questão fizer uma denúncia na rede social.
Essas ferramentas estão chegando, inicialmente, aos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Irlanda, Canadá, França e Alemanha. O Instagram afirma que há planos para rodar as novidades globalmente até o fim do ano.
Além da ampliação do controle parental, o Instagram também passará a avisar adolescentes para eles mudarem de tópico quando estiverem há muito tempo navegando em conteúdos do mesmo assunto, sobretudo se o tema estiver associado à comparação de aparência.
Além disso, os adolescentes também serão notificados para darem uma pausa do Instagram sempre que gastarem tempo demais no Reels. Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia são os países que estão testando essas ferramentas no momento.
As mudanças do Instagram vêm em um momento em que a rede social está na mira de legisladores em vários países por seus possíveis impactos na saúde mental de adolescentes.