A Agência Espacial da Austrália confirmou nesta quinta-feira (4) que o lixo espacial encontrado na zona rural de Dalgety é uma nave da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A nave, lançada em 2021, se desintegrou e uma das peças atingiu a cidade australiana no começo do mês passado.
O objeto foi encontrado por um fazendeiro na semana passada. À agência France Press, o agricultor disse ter ficado feliz com a descoberta, mas admite estranheza.
"Foi meio excitante e estranho ao mesmo tempo. Encontrar o grande pedaço embutido em um campo vazio me lembrou de algo saído do filme de ficção científica como '2001: Uma Odisséia no Espaço'. É surpreendente ver isso", contou.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
A peça fazia parte de um tronco lançado pela cápsula Crew-1, segundo informações das autoridades.
A agência australiana alertou a população para a possibilidade de encontrar outros destroços da nave. O governo ainda deve discutir a queda dos destroços com parceiros internacionais, entre eles os Estados Unidos.
Elon Musk e a SpaceX não se pronunciaram sobre a queda dos destroços até o momento. A Casa Branca também não se manifestou sobre o ocorrido.