Buscador do Google tem novidades
Unsplash/Nathana Rebouças
Buscador do Google tem novidades

O Google anunciou nesta quinta-feira (11) o lançamento de novos recursos que visam combater a desinformação no buscador da companhia.

A primeira grande mudança, já disponível no Brasil, é que a ferramenta de busca agora vai avisar os usuários quando não houver muitas informações confiáveis a respeito de determinado tema.

Se um usuário procurar por um acontecimento muito recente, sobre o qual ainda não há publicações de autoridades ou de veículos jornalísticos, o Google vai mostrar um aviso orientando para que a busca seja refeita mais tarde. Mesmo assim, os conteúdos de fontes não confiáveis serão mostrados abaixo do aviso.

Outra novidade, que chega em breve ao Brasil, é o recurso "Sobre esta página", disponível no aplicativo do Google. Com ele, o usuário consegue acessar o contexto sobre uma fonte de informação antes mesmo de clicar no site. Nesta página, é possível saber sobre a fonte da publicação, quão amplamente ela circula e suas avaliações online, por exemplo.

Por enquanto, esse recurso está disponível em sete idiomas (alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano e japonês), mas será lançado em breve em português, segundo o Google.

O terceiro e último recurso lançado pelo Google nesta quinta-feira é a melhoria nos trehos que ficam em destaque em determinadas buscas. Se uma busca não tiver uma única resposta com consenso entre fontes, por exemplo, o buscador não vai mais destacar um trecho. Essa novidade ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!