5G ainda pode demorar a atingir todos os pontos das principais cidades brasileiras
Unsplash/Jenny Ueberberg
5G ainda pode demorar a atingir todos os pontos das principais cidades brasileiras

As capitais brasileiras ainda podem demorar dois anos para terem cobertura total da rede 5G, disse o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Artur Coimbra, durante o Seminário 5G.BR, que aconteceu nesta quinta-feira (11).

Todas as capitais devem ter a nova rede liberada até o final de setembro, mas isso não significa que a cobertura é completa. Em São Paulo, por exemplo, apenas 25% da cidade está coberta pelo 5G.

Essa implementação de infraestrutura nas capitais, que inclui a troca de torres, pode levar ao menos dois anos, de acordo com o conselheiro. 

No mesmo evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o 5G já estará disponível em 25 das 27 capitais brasileiras até o final de agosto .

De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as capitais devem ter a faixa do 5G liberada até o fim do mês, mas as empresas de telecomunicações só são obrigadas a ativarem o sinal até o final de setembro. Faria estima que o sinal tá estará disponível ainda em agosto.

Duas capitais, Manaus e Belém, estão enfrentando dificuldades na limpeza da faixa e, possivelmente, terão a ativação do 5G adiada em 60 dias após o final de setembro, como já antecipou a Anatel.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!